Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 16/05/2016 às 15:23
Investimentos na zona norte em dois anos já somam R$ 2 mi com entrega do Centro Ruy Branco
Prefeitura realizou melhorias nas mais diversas áreas como educação, infraestrutura urbana e esporte; centro esportivo foi revitalizado e entregue no último domingo (15)

Obras realizadas nos últimos anos na região norte de Araras já somam aproximadamente R$ 2 milhões de investimentos, realizados pela Prefeitura de Araras. A principal delas foi entregue no último domingo (15): a revitalização do Centro Ruy Branco de Miranda, no Jardim Alvorada.

Todas as obras também são resultado de indicações apresentadas por moradores em reuniões do Orçamento Participativo da região norte. Foram feitas melhorias em várias áreas como educação, esporte e infraestrutura viária.

Em 2015, a Prefeitura entregou, por exemplo, ampliações e reformas nas escolas Emef Leonaldo Zornoff e Emeief Nelson Bovo Neto, o que beneficiou mais de mil alunos.

Atendendo a pedidos para melhorar a malha viária da região, estão ainda em processo de desenvolvimento, outras obras como a construção de rotatória próximo ao Centro Ruy Branco, também na rua Ângelo Ferro; e, também a troca de iluminação pública na avenida Maria Aparecida Muniz Michelin, importante via que liga a zona norte as principais marginais e ao Centro da cidade.

A avenida Muniz Michielin também recebeu em 2015, uma nova rotatória próxima ao Colégio Anglo, uma lombo-faixa, recuperação asfáltica e fechamento dos canteiros. Tudo pra deixar a via mais segura aos motoristas e pedestres.

 

Novo Centro Ruy Branco: mais segurança e organização
“É fundamental para o bom funcionamento do Centro Esportivo, que as famílias ocupem esse espaço. O local agora está mais seguro, pois fechamos a área com alambrado, para termos o controle mais exato de quem entra e sai. A Guarda Municipal também fará ronda ostensiva todos os dias, com moto, oferecendo mais segurança aos frequentadores. Peço aos moradores, montem seus times de futebol e marquem um horário para aproveitar o que o centro tem a oferecer”. Essas foram as palavras do prefeito Nelson Dimas Brambilla durante a cerimônia de entrega do novo Centro Esportivo Ruy Branco de Miranda, que ressaltou como será o novo funcionamento do Centro.

 

A partir de agora, o espaço terá um novo conceito de organização, com um zelador que irá administrar todo o centro, cadastramento dos visitantes, horários de abertura e fechamento, além de novas regras para uma maior conservação do local, entre outros aspectos. Esse novo mecanismo de controle será levado à risca, para que o espaço não seja degradado rapidamente e que as famílias que forem até o local aproveitem por muito tempo.

Brambilla também enfatizou que o complexo esportivo poderá ser usado pelos alunos das escolas próximas. “As diretoras das escolas Leonaldo Zornoff e Nelson Bovo Neto poderão agendar horários para utilizar o espaço, principalmente para o desenvolvimento das oficinas do Mais Educação e Ensino Integral. Poderão ainda fazer torneios interescolares, mesclando alunos das escolas municipais e também estaduais”, completou.

O secretário de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, Joilson dos Santos, presente na solenidade, pediu aos moradores para que frequentem o centro como se fosse um clube. “É motivo de muita alegria, ver esse local todo revitalizado e reformado. Agora, vamos promover várias atividades aqui, como torneios de futebol e atividades esportivas diversas, tudo pra levar esporte e lazer aos jovens”, disse o secretário.

Falando em nome da Câmara Municipal, o vereador Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé) ressaltou a importância do Orçamento Participativo no desenvolvimento do município. “O OP é uma importante ferramenta que dá a oportunidade para que a população dê sua opinião sobre o que precisa para o seu bairro”, disse o vereador.

Também estiveram presentes na solenidade, o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, os vereadores Erinson Mercatelli, Eduardo Dias (Dú Segurança), Valdevir Carlos Anadão (Professor Dê), Mário Corrochel Neto (Bonezinho) e Breno Zanoni Cortella, além de secretários e diretores da administração municipal.

A cerimônia também contou com apresentações da Orquestra de Violeiros de Araras, de ginastas do projeto Estrelas do Futuro e da Banda Marcial do Sayão Futebol Clube. Além disso, foi realizado torneio de futebol com alunos das escolinhas de futebol coordenadas pela Secretaria de Esporte, Lazer e Atividades Motoras.

Primeiro campo público de grama sintética de Araras
O novo complexo esportivo conta agora com um campo de futebol com grama artificial (o primeiro de um espaço público no município), recebeu reparos no alambrado e nova iluminação com quatro postes contendo três lâmpadas de 2 mil watts cada. A quadra existente no complexo esportivo também teve o alambrado reparado e recebeu pintura do piso, reforço na iluminação com mais dois postes com três refletores cada e reforma nos vestiários.

Os vestiários da quadra coberta também passaram por reforma completa, com reparos nos sistemas hidráulico e elétrico, e ainda na cobertura.

O projeto de modernização também incluiu melhorias na infraestrutura do espaço. Dois novos bebedouros foram instalados no Centro Esportivo e de mais três no campo de futebol. Outra novidade foi a instalação de mais 10 bicicletários em pontos estratégicos e mais 10 novos bancos de concreto, além de reparos na academia de ginástica ao ar livre.

As melhorias no local envolvem ainda plantio de espécies de árvores nativas, fechamento externo com a colocação de 258 metros de alambrado, substituição e troca de portões para entrada separadas para veículos e pedestres, além de drenagem no playground, e manutenção do piso e pintura da pista de skate.

O prédio administrativo do espaço também recebeu ampla reforma com a instalação de novas janelas e pintura geral das instalações.

A realização da obra atende à indicação feitas em reuniões do Orçamento Participativo da região norte.

A revitalização do Centro Esportivo contou com investimentos de mais de 700 mil reais. Os recursos financeiros foram provenientes da própria Administração – recursos próprios.

 

População aprovou Centro Esportivo renovado
Edilson Santos, junto da esposa Cristiane Oliveira e do filho Vítor Santos, disse que o espaço melhorou muito e se comparado como estava antes, ficou 100%. “Gostei muito da área de lazer destinada às crianças como novos brinquedos. Espero, agora, que a população respeite e cuide desse espaço. A Prefeitura está de parabéns pela obra”, disse Edilson, morador do Jardim Alvorada.

 

Débora Viana, moradora do Parque das Árvores, disse que já gostava do centro esportivo e agora com a reforma, achou bem mais bonito. “Vim de São Paulo, capital, e lá não há locais de lazer como esse para frequentar. Meu filho adorou, pois é skatista e já utilizava a rampa de skate que também foi reformada. Parabenizo também a iniciativa dos moradores que elegeram a realização da obra como demanda do Orçamento Participativo”, disse Débora, que mora em Araras há seis anos.

Horácio Busolin Júnior - Secom/PMA