Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 13/05/2016 às 16:27
Saema alerta para riscos de descarte incorreto na rede de esgoto
Óleo de cozinha, fraldas descartáveis, absorventes, estopa e até mesmo tubos de pasta de dente são jogados na rede de esgoto causando entupimentos

O entupimento de esgoto ocorre quando há acúmulo de resíduos na rede de tubulação e, somente no começo deste ano, o Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) já registrou mais de 500 pedidos de desentupimentos.

A equipe responsável pela rede de esgoto, realiza a manutenção dos encanamentos periodicamente. O trabalho é feito para troca de tubulação que ocasionalmente esteja desgastada pelo tempo e para garantir que sejam removidos materiais que possam ser nocivos na rede de esgoto e causem entupimentos, vazamentos e infiltrações.

Porém, o número de solicitações assusta, já que o principal fator que causa esses entupimentos é o descarte incorreto na rede de esgoto. “O que encontramos são lixos que não deveriam ser descartados ali, como fraldas, absorventes e principalmente estopa, que, pela enorme quantidade que costuma ser descartada, causa rapidamente um acúmulo que bloqueia a tubulação”, conta Nilton Cesar de Faria, Coordenador Operacional de Coleta e Tratamento de Água e Esgoto.

Para realizar a desobstrução, uma equipe do Saema utiliza maquinário próprio com sistema de hidrojateamento para a limpeza, mas, o número de solicitações poderia ser bem menor com a conscientização de todos e o descarte correto de lixos e entulhos.

“O descarte incorreto acontece em casas, comércios e indústrias. Jogar alimentos ou materiais como plásticos e papéis pelo esgoto podem desencadear em muitos transtornos no sistema de encanamento, além do mau cheiro também pode contribuir na poluição do meio ambiente e na transmissão de doenças”, explica Nilton.

Além da revisão periódica que acontece por parte da autarquia, Nilton reforça que a melhor maneira de evitar entupimentos na rede é a prevenção. “É preciso ter cuidado para não dispensar qualquer tipo de material no esgoto e não jogar lixo em vasos sanitários ou óleo de cozinha diretamente na pia. Não jogar lixo na rua também é importante para evitar a poluição do meio ambiente e, outra maneira simples de evitar entupimentos é utilizar ralos sifonados que bloqueiam a passagem de resíduos nas pias, banheiros e áreas de serviço”, explica.

O responsável conta que a equipe do Saema já chegou a encontrar utensílios domésticos e peças de roupas na rede de esgoto.

Para informações sobre limpeza e desobstrução na rede de esgoto, a população pode entrar em contato com a central de atendimento 24 horas do Saema pelo 0800-014-4321.

 

Camila Heloíse/Saema - PMA