Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 12/05/2016 às 09:40
Centro Pop intensifica acolhimento noturno para moradores de rua
Cerca de 10 cidadãos sem abrigo são atendidos no local, inaugurado em março; centro oferece alimentação, higiene pessoal e todo o conforto necessário para dormirem

A maior incidência de dias mais frios nas últimas semanas, fez com que o Centro Pop (Centro de Referência Especializado Para Pessoas em Situação de Rua) Narciso Gomes intensificasse o trabalho de busca ativa para oferecer acolhimento noturno aos moradores de rua de Araras.

Dados apontam que cerca de 10 moradores de rua são atendidos atualmente. O número está perto da capacidade do Centro para acolhimento noturno que é de 18 pessoas por noite – o período máximo de permanência é de seis meses. Com o auxílio da Guarda Municipal, uma equipe de assistentes sociais do Centro POP sai às ruas em uma van da Secretaria de Ação e Inclusão Social convidando os moradores de rua de maneira espontânea a dormirem no espaço, inaugurado em março deste ano.

Os moradores recebem todo o atendimento necessário no Centro POP recebendo alimentação e toda a acolhida necessária, possibilitando a eles higiene pessoal e local para dormirem. Antes de serem inseridos no atendimento, os moradores de rua passam por entrevista social. Após isso, é feita uma triagem criteriosa e uma análise dos casos de moradores em situação mais grave e que necessitam de abrigo emergencial.

Nesse período em que ficam no Centro POP, eles também recebem capacitação profissional, oficinas, atividades sociais e educativas e terão a cidadania resgatada. Isso tudo é realizado de uma maneira para que eles possam ser reinseridos na sociedade, podendo voltar para o convívio familiar e voltarem ao trabalho.

Média complexidade
Já o outro serviço será o de média complexidade, que visa o atendimento de moradores de rua para a realização de atividades socioeducativas que serão desenvolvidas entre elas, a inclusão familiar; capacitação do cidadão; encaminhamento para cursos profissionalizantes; acolhimento e cuidado em Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) e grupos de autoajuda; inserção na rede de ensino e disponibilização de atividades esportivas, culturais, de lazer e ocupacionais, bem como atividades religiosas e de valorização da autoestima, desenvolvidas com o apoio de voluntários.

O trabalho da unidade é articulado com a rede socioassistencial, com as demais políticas públicas e órgãos de direitos e proteção social. Também visa proporcionar a inserção destas pessoas no cadastro único para programas sociais e nos benefícios sociais, contribuindo na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

O Centro POP tem capacidade para atender até 80 moradores de rua por dia, acima de 18 anos. De acordo com dados do Centro POP, no primeiro mês de funcionamento, aproximadamente 76 pessoas já foram atendidas.

O principal objetivo do espaço será a reinserção social e o resgate de vínculos familiares dos moradores de rua. Assim, segundo a Secretaria de Ação e Inclusão Social, a ideia é que essas pessoas possam recuperar sua autoestima e voltar ao convívio com suas famílias e trabalho. Além disso, outra proposta é favorecer a mudança do olhar da sociedade em relação às pessoas em situação de rua.

Horácio Busolin Júnior - Secom/PMA