Publicado em: 02/05/2016 às 12:56
40% do público-alvo é imunizado no Dia D da Vacinação
Mobilização foi realizada sábado (30) em seis unidades de saúde e na Praça Barão de Araras

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou no último sábado (30), com o chamado Dia D. Segundo dados da Secretaria de Saúde, 40% do público-alvo da campanha já foi imunizado com a aplicação de 10 mil vacinas. O Dia D serviu para ampliar a imunização daqueles que não podem comparecer aos postos de saúde durante a semana.

A ação foi realizada das 8h às 16h na Praça Barão de Araras e nas salas de vacina, localizadas no PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes); PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2); PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes); PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada); PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga); CS2 Dr. João.

Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é vacinar 25 mil pessoas. Idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, indígenas, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), profissionais de saúde, além de doentes crônicos estão no público-alvo da campanha.

Público-alvo

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe nesta primeira fase é destinada a crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, idosos, gestantes, profissionais da área da saúde e mulheres que deram à luz há menos de 45 dias.

Já a partir de 9 de maio, as doses também estarão disponíveis a pessoas que possuem doenças crônicas e demais profissionais da área de saúde não foram vacinados durante a 1ª fase.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde novas doses da vacina devem estar disponíveis a partir desta quinta-feira (5), nos mesmos locais. Como nos anos anteriores, a vacina aplicada é a trivalente, que imuniza contra três tipos do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e tipo B.

Em Araras, a meta é vacinar 15.131 idosos; 10.239 doentes crônicos (diabéticos, hipertensos, transplantados, obesos, doentes neurológicos, com problemas respiratórios ou hepáticos); 2.291 crianças de seis meses a menos de dois anos; 4.169 crianças de dois a cinco anos; além de 1.145 gestantes; 188 puérperas e 2.617 profissionais de saúde.

Mais informações podem ser obtidas junto ao setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde pelo telefone 3543-1522.

Quem pode tomar a vacina?

A partir do dia 30 de abril:

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade

- gestantes

- idosos

- mulheres que deram à luz há menos de 45 dias

- profissionais da área da saúde

A partir do dia 9 de maio:

- pessoas com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, bronquite, asma, etc.) e/ou acamadas]

- demais profissionais da área da saúde

Onde acontece a vacinação?

- das 8h às 16h

- Praça Barão de Araras

- salas de vacinação localizadas no PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes); PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2); PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes); PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada); PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga); CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere); e Praça Barão de Araras (Centro).

Imunização é contra quais tipos de vírus?

Influenza: H1N1, H3N2 e tipo B.

Secom/PMA