Publicado em: 13/04/2016 às 16:38
PAC 2: assistentes sociais e estagiários do Trabalho Social aprendem sobre eficiência energética
Capacitação aconteceu no último dia 11, na Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, e foi ministrada pela GEM (Gestão Energética Municipal); trabalho se estenderá a escolas

Assistentes sociais e estagiários que realizam o TTS (Trabalho Técnico Social) sobre as obras do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) em Araras passaram nesta semana por uma capacitação para uso eficiente da energia elétrica.

A capacitação aconteceu na última segunda-feira (11), na Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social e foi ministrada por Júnior Salviatto, coordenador da GEM (Gestão Energética Municipal), unidade que desenvolve, há vários anos, trabalhos para que o município - Prefeitura, autarquia e Câmara – usem a energia elétrica de forma racional e econômica, sem prejuízo para o atendimento das necessidades dos serviços públicos.

Além das estagiárias ligadas ao TTS também integrou a capacitação a bióloga Bruna Fatoretto, do Departamento de Meio Ambiente, ligado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Rurais.

O trabalho será agora estendido à rede municipal de ensino, segundo o coordenador da GEM. “A próxima etapa do TTS irá abranger a rede de ensino. Serão realizadas nas escolas palestras, oficinas, atividades lúdicas, dinâmicas educativas, compreendendo diversas temáticas ambientais, entre elas – resíduos sólidos, água, esgotamento sanitário, preservação ambiental e eficiência energética”, explica Bruna. “Essas ações têm como objetivo a conscientização e mudança comportamental do indivíduo, sendo ele praticante e multiplicador do conhecimento adquirido, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais sustentável”, acrescenta Salviatto.

Entre as demais ações desenvolvidas pela GEM nos últimos anos estão diagnósticos e ajustes nos padrões de uso de energia elétrica nos diversos setores municipais – inclusive nos locais de uso da população e a modernização de equipamentos instalados em próprios públicos (como a troca de lâmpadas antigas pelas de LED) em várias escolas, ação esta viabilizada graças a convênio com a Elektro Eletricidade S/A, articulado pela GEM.

Trabalho de educação ambiental
Já o Trabalho Técnico Social visa, basicamente, intensificar a divulgação sobre o andamento das obras de macrodrenagem e de todas as suas etapas, além de prestar contas dos investimentos realizados para ela ser executada e seus resultados positivos visando evitar enchentes e alagamentos em dias de chuvas fortes.O TTS também é responsável pela divulgação sobre o andamento de outra obra importante que conta com investimentos do PAC: a modernização do sistema de tratamento de esgoto de Araras.

Além disso, o TTS tem a função primordial de fomentar atividades que levem a população a refletir e se tornar participante dos processos de avaliação a serem realizados, a fim de aprimorar a intervenções necessárias para execução das obras.

Este trabalho chegou a ser realizado por uma empresa contratada via licitação. No entanto, o contrato foi encerrado e, no momento, o trabalho é executado pelo próprio município, através das Secretarias de Ação e Inclusão Social e pelo Departamento de Meio Ambiente, agora vinculado à Secretaria de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais.

A realização do TTS é obrigatória segundo as regras do PAC 2 e o município presta contas periodicamente sobre seu andamento à Caixa Econômica Federal, órgão que desembolsa os recursos para bancar as obras do programa.

Secom/PMA