Publicado em: 07/04/2016 às 15:28
Desenvolvimento turístico de Araras foi tema de sessão da Câmara da Terceira Idade
Presidente do Comtur explicou aos vereadores sobre o andamento dos projetos para fomento do setor na cidade

A presidente do Conselho Municipal de Turismo Ana Deguchi Martins participou da 5ª sessão ordinária da Câmara da Terceira Idade para explicar aos vereadores sobre o desenvolvimento do Turismo em Araras.

Durante a tribuna livre da sessão, ela falou sobre o potencial do município no setor e a formação do conselho. "Temos tanta coisa boa aqui e devemos dar valor a isso. Formamos uma equipe muito grande, que trabalha para trazermos pessoas ao nosso município. Isso pode gerar muita renda".

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo, também foi um dos convidados para falar sobre a redução dos índices de violência na cidade.

Na mesma sessão, houve também a posse da vereadora da Terceira Idade Luzia Martinez Leme, que substituiu Maria Odete Nunes Jokowski, que renunciou ao cargo. Luzia representa o grupo de terceira idade "Rosa Esperança".

A próxima sessão Ordinária da Câmara da Terceira Idade acontece dia 3 de maio, às 15h, na Câmara Municipal.

Plano Diretor de Turismo
Em novembro de 2015, a Prefeitura de Araras finalizou o Plano Diretor de Turismo, documento elaborado pela empresa de consultoria Turismo 360, contratada por meio de licitação. O plano irá nortear as ações do poder público para desenvolver o turismo como alternativa econômica para o município.

A elaboração do Plano, supervisionada pela Coordenadoria de Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, começou em junho de 2015, logo após a reativação e posse do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), colegiado que tem a função de elaborar e fiscalizar políticas públicas para o segmento.

O Comtur participou do processo reunindo-se com técnicos da Turismo 360, que realizou oficinas e workshops sobre o assunto com representantes do conselho e da Secretaria de Desenvolvimento.

O trabalho envolveu pesquisas variadas – de demanda turística, perfil do turista, inventário de equipamentos turísticos e de apoio, entre outros levantamentos, que formaram um arcabouço inédito de dados. Além disso, o Plano aponta uma série de ações de curto, médio e longo prazos, para que a cidade tenha êxito na implantação dos projetos turísticos.

Horácio Busolin Júnior / Secom