Publicado em: 04/04/2016 às 14:59
Portal do Sol: mais 93 famílias estão com as chaves das casas próprias nas mãos
Entrega aconteceu na manhã do último sábado (2) com presença maciça dos proprietários das unidades do 4º módulo do residencial; outras 96 casas do 5º e último módulo serão entregues em breve

“Se eu pudesse, mudava hoje mesmo. Foram 12 anos de espera até conseguir acesso a uma casa que eu pudesse pagar. Estou muito feliz.” Essa foi a frase que resumiu o sentimento de Sonia Cunha, moradora da região leste que agora poderá residir num imóvel que será seu e de sua família, uma casa do 4º módulo do Residencial Portal do Sol, na mesma região. Ela faz parte de uma das 93 famílias que receberam as chaves das unidades na manhã do último sábado (2).

A entrega foi em clima de festa, com participação maciça dos proprietários das casas, de representantes da construtora Infratécnica, responsável pelas edificações e de autoridades.

Durante a solenidade, representando o diretor da Infratécnica Roberto Latorraca, o engenheiro Matheus Rosa ressaltou a qualidade das construções. “Vocês estão recebendo as suas unidades em perfeitas condições. Mas, se por ventura, alguém precisar de alguma assistência, nós estaremos prontos para atende-los. Construir essas casas em Araras tem sido uma grande oportunidade para nossa empresa, que muito agradece a Prefeitura por decidir alavancar esses projetos habitacionais”, disse.

Em seu pronunciamento, o vereador Marcelo de Oliveira lembrou do enfrentamento realizado tanto pelo Executivo quanto pelo Legislativo para viabilizar as moradias. “Se não fosse esse enfrentamento, se não fosse essa coragem que tivemos de bater de frente com interesses dos que não queriam a construção das casas nessas glebas onde se plantava cana, esse ato de hoje não estaria acontecendo”, afirmou.

Breno Cortella, vereador e ex-presidente da Câmara, lembrou que além do enfrentamento de interesses e posições contrárias no Legislativo, foram necessárias decisões políticas de articulação da Prefeitura para que a extensa área de antigos canaviais fosse negociada dentro da lei e dos parâmetros de custo para assegurar moradias com preço que coubesse no bolso dos trabalhadores.

“Garantir legalmente que os terrenos tenham uma medida específica para imóveis de interesse social foi decisivo. O lote de 160 metros quadrados encaixa-se nessa necessidade e garante que a casa tenha um preço final viável para quem mais precisa”, explicou.

Dignidade e segurança
Visivelmente emocionado, o prefeito Nelson Dimas Brambilla cumprimentou as famílias pela conquista. E reiterou que considera fundamental que a administração municipal tenha batalhado para implementar as quase três mil moradias populares em Araras em cerca de cinco anos. “A casa é a base para a segurança da família. Eu venho de uma família pobre, que morava na roça, e que veio para Araras com muitos filhos e pouquíssimas condições. Até que nosso saudoso pai não conseguisse comprar uma casa pequena e humilde, mas que fosse nossa, a vida foi muito mais difícil. Com a casa, é diferente. Tendo onde morar e sem o fantasma do aluguel, da ameaça de despejo, tudo muda para melhor. E, agora, pagando o que é seu, em valores menores do que os alugueis, vocês terão condições de dar uma vida melhor para seus filhos. É nisso que a administração pensa quando faz esses enfrentamentos que foram lembrados aqui.”, concluiu.

O Portal do Sol conta, ao todo, com 694 unidades, divididas em 5 módulos - 326 no 1º módulo; 120 no 2º, 59 no 3º; 93 no 4º e mais 96 para o 5º. As moradias são destinadas a famílias com renda mensal que varia de R$ 1,6 mil a R$ 3,9 mil e a seleção foi realizada diretamente pela Caixa Econômica Federal, por meio de cadastro no Portal da Casa Própria. As casas foram comercializadas com subsídios de até R$ 25 mil do programa Minha Casa, Minha Vida.

O Residencial oferece dois modelos de casas: uma com 52m² (dois dormitórios) e outra com 62m² (três dormitórios). Nos dois casos, as residências contam ainda com sala, cozinha, banheiros e área de serviço. A metragem total do terreno é de 160m², o que possibilita futuras ampliações.

A entrega do 5º e último módulo, que contém mais 96 casas, também deve acontecer ainda neste primeiro semestre. Até o final de 2016, a Prefeitura de Araras chegará à marca de 2.924 moradias entregues à população que mais precisa.

Secom/PMA