A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 25/02/2016 às 15:21
Combate ao Aedes: mais de 400 funcionários de empresas participam de palestras
Prefeito Nelson Dimas Brambilla visitou três empresas localizadas em Distritos Industriais da cidade nesta quinta-feira (25)

O Gabinete de Ações Especiais contra o Aedes aegypti, criado pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla no início deste mês, iniciou mais uma etapa das atividades de combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue e chikungunya, além do vírus zika.

Nesta quinta-feira (25), 430 funcionários de empresas localizadas em Distritos Industriais de Araras participaram de palestra de conscientização ministrada pelo prefeito. As primeiras a serem visitadas foram a Engeval Indústria e Comércio de Válvulas, a LL Indústria e Comércio de Aparelhos Eletrônicos e a Duraface Indústria e Comércio.

Além de Brambilla, a equipe responsável pelo treinamento contou ainda com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda Leonardo Dias, do enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde Edson Roberto Muniz e de integrantes do setor de Combate a Endemias da Secretaria da Saúde.

“Somos conscientes da grave ameaça que o Aedes aegypti representa à nossa sociedade. Não basta apenas que algumas pessoas façam a sua parte, é preciso a participação de todos. Por isso, queremos conscientizar cada trabalhador sobre a importância de cada um atuar como multiplicador de informações para combatermos o mosquito”, comentou o prefeito.

Como médico, ele explicou detalhes sobre as doenças e as consequências que elas podem acarretar à saúde, especialmente o vírus zika, relacionado pelas autoridades do Brasil e de outros países ao aumento do número de casos de microcefalia. “Estamos todos em guerra contra a dengue, a chikungunya e o vírus zika. Ações simples podem acabar com os focos do mosquito. Verifique sempre se há acúmulo de água em algum ponto da sua casa. Não esqueça de olhar também as calhas. Não podemos ser derrotados por um inseto”, enfatizou o prefeito.

Brambilla também agradeceu os empresários por permitirem o acesso do grupo às unidades. “Vocês estão agindo com cidadania e demonstrando muita consciência social, ao se preocupar com esta questão e permitir que levemos estas orientações aos seus funcionários. Precisamos da colaboração de todos para evitar que o Aedes se prolifere e faça vítimas em Araras”, completou.

A capacitação dura em média 30 minutos e outras empresas já estão agendadas para os próximos dias. Empresas interessadas em participar das ações de conscientização podem entrar em contato com a Secretaria da Saúde pelo telefone 3543-1522 ou com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelo telefone 3544-9400.

 

Mutirão X Aedes

Neste sábado (27), será realizado mais um mutirão de combate ao Aedes Aegypti com a participação de voluntários da Igreja do Evangelho Quadrangular de Araras. A ação acontecerá na região leste da cidade, a partir das 8h da manhã.

A Secretaria de Saúde reforça que os moradores devem permitir a entrada das equipes em suas residências, para verificar a existência de possíveis criadouros do mosquito e os eliminar. Uma lei, aprovada recentemente, permite aos agentes entrarem em imóveis fechados ou abandonados e também naqueles em que o proprietário se recusa a permitir o ingresso para o trabalho de prevenção e combate ao mosquito. Essa lei prevê também multas aos proprietários de imóveis em que forem encontrados criadouros.

 

                                                                                 Secom/PMA