Publicado em: 03/02/2016 às 13:54
Combate à dengue: mutirão recolhe 320 kg de materiais que poderiam servir como criadouros
Ação aconteceu terça-feira (2), no Residencial Prefeito Milton Severino; Araras tem nove casos de dengue confirmados este ano

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, realizou na tarde da última terça-feira (2) mutirão de combate à dengue no Residencial Prefeito Milton Severino, na zona norte.

Agentes de controle de endemias percorreram as ruas do bairro recolhendo possíveis criadouros e fazendo a nebulização de casas e terrenos. Segundo o setor, foram retirados cerca de 320 kg de materiais que poderiam servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

“Nós consideramos que o trabalho no Residencial foi muito positivo. Conseguimos recolher um grande volume de criadouros do mosquito e agora vamos dar continuidade a esses mutirões em vários bairros da cidade, sempre que for necessário”, comentou a coordenadora do setor de Endemias, Luciana Cristina Bianco.

Esta semana, os trabalhos de nebulização acontecem no Parque Santa Cândida, na região oeste, e no Jardim Pedras Preciosas, na região norte.

O último levantamento feito pelo Setor de Endemias aponta que Araras tem nove casos de dengue confirmados este ano (sete autóctones e dois importados das cidades de Foz do Iguaçu/PR e Jardinópolis/SP). Ao todo, 50 suspeitas já foram notificadas na cidade em 2016 – entre elas, além dos casos positivados, há 26 negativos e outras 15 pessoas aguardando resultados de exames laboratoriais para diagnóstico.

Combate à dengue

A Secretaria da Saúde reforça que as casas são onde o mosquito mais encontra locais para se reproduzir e onde os Agentes de Controle de Endemias têm mais dificuldades de chegar. Para isso, a população precisa dar atenção a atitudes simples, que ajudam a evitar a proliferação do mosquito.

O lixo das casas, quando não for coletado, precisa ser deixado em local coberto, pois, com a chuva, as ranhuras dos sacos plásticos podem acumular água. A calha dos telhados precisa estar sempre limpa, os bebedouros de animais de estimação devem ser lavados periodicamente com bucha, pois os ovos do mosquito grudam na parede da vasilha e conseguem permanecer vivos por até 450 dias sem água. Além disso, a população deve se atentar ainda para restos de comida, como cascas de ovos, coco e as folhas de palmeira nos quintais, pois também acumulam água.

Sintomas da doença

Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, dor de cabeça e nos olhos, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos e manchas vermelhas na pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos. Pacientes que apresentarem estes sintomas devem procurar o posto de saúde mais próximo.

Mais informações podem ser obtidas também na Secretaria Municipal de Saúde, que funciona no CS 2 Dr João Geraldo Noronha, ao lado do Corpo de Bombeiros. O telefone é 3543-1522.

Lei permite que agentes entrem em casas fechadas

Responsáveis por terrenos e edificações em Araras serão obrigados a manter os imóveis limpos e livres de criadouros de insetos – em especial, do Aedes aegypti - e não poderão impedir a entrada dos agentes da Divisão de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, sob o risco de serem notificados e multados.

As novas determinações constam da Lei nº 4.838, que dispõem sobre o Programa de Vigilância, Prevenção, Combate e Controle dos mosquitos transmissores da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Como estão classificadas as infrações:
- Leve: 1 a 2 criadouros inadequados no mesmo imóvel, com aplicação de multa no valor de R$ 500,00
- Média: 3 a 4 criadouros inadequados no mesmo imóvel, com aplicação multa no valor de R$ 750,00
- Grave: 5 ou mais criadouros inadequados no mesmo imóvel, piscinas ou caixas d´água, com aplicação de multa de R$ 1.000,00.

Secom/PMA