Publicado em: 01/02/2016 às 14:30
Prefeitura reforça pedido junto aos Correios para liberação de CEPs de novos bairros
Administração municipal tem protocolo dos Correios atestando que empresa já recebeu documentação necessária, mas desde 2013 não há liberação de CEPs

A Prefeitura de Araras reforçou o pedido para que os Correios liberem CEP para os bairros que ainda não possuem a identificação postal na cidade. A administração já encaminhou a documentação referente aos novos bairros aos Correios, mas, de acordo com levantamento do setor de Cadastro Técnico da Prefeitura, não há liberação de CEPs para Araras desde 2013. Há ofícios com protocolo dos Correios, atestando que a Prefeitura fez corretamente a entrega da documentação necessária.

Atualmente, mais de mil imóveis de 11 bairros estão sem esta identificação do código de endereçamento postal, o que causa transtornos aos cidadãos e impossibilita que eles recebam qualquer tipo de correspondência ou encomenda – nestes casos, eles precisam ir buscar cada item diretamente na agência localizada no Centro ou no CAM Guerino Bertolini (para os bairros localizados na zona leste).

O setor de Cadastro Técnico já providenciou e encaminhou aos Correios toda a documentação necessária para a liberação de CEPs, incluindo cópias dos decretos de liberação dos loteamentos, planilhas contendo os nomes das ruas antes e depois dos projetos de denominação, projetos urbanísticos, mapas, e todas as leis de denominação de ruas, aprovadas pela Câmara Municipal de Araras e sancionadas pelo Poder Executivo. Como não houve resposta por parte dos Correios, os pedidos já foram reiterados várias vezes, nos últimos anos, por meio de ofícios emitidos pela Prefeitura.

Repetindo e reforçando os procedimentos

O chefe de Gabinete Léo Teodoro Gurnhak reforçou que a Prefeitura de Araras fez todos os procedimentos exigidos para a solicitação dos CEPs e espera um retorno dos Correios. A documentação sobre os novos bairros será reencaminhada, novamente, para Gerência de Educação Corporativa – Gecor, localizada em Bauru, e também para agência central dos Correios em Brasília para solicitar agilidade no processo de liberação da identificação postal.

Na última quinta-feira (28), ele e o diretor do Cadastro Técnico da Prefeitura, Luiz Fernando Privatti, se reuniram com o gerente da agência dos Correios de Araras, Orlando Martins Ferreira Júnior, e o gerente interino do Centro de Distribuição dos Correios, Glever Zutin, para reforçar, mais uma vez, o pedido.

No encontro, foram solicitadas ainda melhorias, como ampliação na distribuição de correspondências e encomendas, e na infraestrutura das agências da cidade.

“A Prefeitura já fez sua parte e enviou toda a documentação necessária aos Correios, além de vários ofícios reforçando os pedidos nos últimos anos. Há casos como o do Residencial Warley Colombini, por exemplo, que possui CEP, mas ainda não tem entrega de correspondências. Os moradores ainda precisam buscar cartas, contas e encomendas na agência localizada no CAM Guerino Bertolini”, disse o diretor do Cadastro Técnico, Luiz Fernando Privatti.

Contratação de servidores para os Correios

O chefe de Gabinete ainda sugeriu algumas alternativas aos representantes dos Correios, como a alternância e o remanejamento no sistema de entrega, visando suprir os novos bairros. “Creio que, em vez do carteiro visitar todos os dias o mesmo bairro, o setor de distribuição pudesse talvez remanejar o pessoal para entregar a correspondência em outros dias da semana em bairros deficitários. Além disso, reiteramos o pedido para a contratação de mais servidores e de mais veículos para incrementar a infraestrutura das agências em Araras”, afirmou.

Gurnhak também solicitou ao gerente da agência dos Correios melhorias no banco postal localizado no CAM Guerino Bertolini, no José Ometto. O local possui uma agência dos Correios, onde funciona o banco postal. No entanto, só correntistas do Banco do Brasil podem pagar contas e efetuar operações na agência. “A ideia seria abrir a possibilidade de toda a população poder usar o banco postal, ampliando ainda mais o leque de serviços essenciais oferecidos no CAM”, disse o chefe de Gabinete.

Totalmente urbanizada

“Araras não apresenta problemas relacionados à falta de urbanização. Está devidamente mapeada e sinalizada. Também não há falta de placas de denominação das ruas e vale ressaltar que esses são os itens mais exigidos na liberação de novos CEPs”, disse gerente da agência dos Correios de Araras, Orlando Martins Ferreira Júnior.

A Prefeitura tem cumprido essa meta e, nos últimos dois anos, realiza um trabalho rigoroso de troca e instalação de novas placas de denominação de ruas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, desde 2014, a Prefeitura já instalou 3 mil novas placas na cidade. Ainda segundo a pasta, a previsão é que sejam instaladas mais 2 mil, contemplando bairros de todas as regiões que ainda não estão sinalizados.

Locais como, por exemplo, o Jardim Esmeralda, na zona norte, fazem parte deste cronograma e receberão as placas em breve. De acordo com o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), elas estão sendo confeccionadas pela empresa que venceu a licitação e foi contratada pela Prefeitura para prestar o serviço.

11 bairros em Araras ainda não possuem CEP

Jardim Esmeralda – 365 lotes