Publicado em: 01/02/2016 às 11:26
Cortejo Águas de Oxalá intensifica a luta contra o racismo e a intolerância religiosa
Tradicional cortejo, que completou 22 anos de história em Araras, passou pelas ruas da região central o último domingo (31)

O tradicional Cortejo Águas de Oxalá, realizado no último domingo (31), intensificou a luta contra o racismo e a intolerância religiosa.

Os participantes saíram do Calçadão Monsenhor Quércia e seguiram pelas ruas da região central de Araras, rumo à Igreja Santa Cruz. Viaturas da Guarda Municipal e do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) acompanharam o cortejo, dando mais segurança aos participantes.

Em seguida, foi realizado cântico aos orixás e a tradicional lavagem da escadaria da Igreja. Como no ano passado, a atividade também foi realizada visando o uso racional da água, evitando desperdícios.

No período da tarde, houve ainda roda de samba com o grupo Ylesambaxé, no Sítio Quilombo Anastácia. A apresentação contou com a participação de Guilherme, do grupo Os Crioulos, e do cantor Cleber Teixeira.

Realizado pela Comunidade Religiosa Ylê Axé de Yansã e pelo Conselho Municipal da Participação, Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras, o evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania.

O prefeito Nelson Dimas Brambilla também prestigiou o evento, junto dos secretários Marcelo Daniel (Cultura) e Eduardo de Moraes (Governo), e do vereador Breno Cortella.

A programação cultural teve início sexta-feira (29), com o Tefokafumi - Tenda de formação e cidadania Kafu Milodê, conjunto de atividades que incluíram palestras, plantio de mudas medicinais e shows musicais, no Sítio Quilombo Anastácia, localizado no Assentamento Rural Araras 3.

22 anos de história

Em Araras, o Cortejo Águas de Oxalá começou ainda na década de 80, com o babalorixá Adailton de Yansã, em parceria com o Acervo Cultural Afro-brasileiro, coordenado por Neuza Maria Pereira Lima.

No início, o evento envolvia a lavagem da escadaria sob a imagem do Cristo Redentor, no Jardim São João. Essa tradição chegou a ser esquecida por alguns anos, em função do falecimento de Adailton. No entanto, com o apoio do Município de Araras, o ato foi retomado e a lavagem passou a ser realizada na Capela de Santa Cruz.

Nos últimos anos, o evento ainda ganhou mais força com a instituição do Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado no dia 21 de janeiro. O projeto de lei é de autoria do vereador Breno Zanoni Cortella.

Como em anos anteriores, o evento atraiu a atenção de fotógrafos da cidade e região, que registraram os momentos mais marcantes do cortejo.

Horácio Busolin Júnior / Secom