Publicado em: 27/01/2016 às 11:18
Aberta licitação para o recapeamento de 200 mil m² de ruas e avenidas
Novo processo também contempla contratação de empresa para execução de operação tapa-buracos

A Prefeitura de Araras abriu licitação para o recapeamento asfáltico de 200 mil m² de ruas e avenidas do município – esta é a primeira etapa do serviço que será realizado este ano na cidade.

A mesma licitação também irá contemplar a contratação de serviços de reparos em mais 15 mil m² de asfalto, em auxílio à operação tapa-buracos, então realizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.

O processo será realizado na modalidade pregão presencial – registro de preços, ou seja, a administração solicitará os serviços de acordo com as necessidades.

O prazo do contrato será de 12 meses. Empresas interessadas podem entregar os envelopes com as propostas até as 10h do dia 15 de fevereiro, na Coordenadoria de Compras da Prefeitura, na Rua Pedro Álvares Cabral, Centro.

As vias públicas que irão receber a recuperação asfáltica são elencadas por meio de estudo de campo e levantamento fotográfico. A previsão é que sejam recuperadas ruas e avenidas mais deterioradas e sem possibilidade de tráfego seguro de veículos, localizadas em todas as regiões da cidade.

Nesta semana, o recapeamento vem sendo feito em 11 ruas de dois bairros da região nordeste: Jardins Santa Marta e Santa Efigênia. Esse pacote de obras ainda faz parte de licitação lançada em 2015.

Na última terça-feira (26), os serviços de recape foram realizados na Rua Tenente Oswaldo V. do Sacramento, no Jardim Santa Efigênia.

No ano passado, os serviços foram realizados com recursos próprios da Prefeitura e contemplaram o recapeamento de ruas e avenidas de mais de 15 bairros da cidade.

Reforço nas equipes de tapa-buracos
A administração tem atuado com duas frentes de trabalho utilizando as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas e também da Secretaria de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais.

Após contratação de empresa para execução de serviços de tapa-buracos, serão três equipes trabalhando em conjunto para agilizar os reparos nas vias mais deterioradas.

Na última terça-feira (26), uma das equipes realizava na região sudeste reparos na avenida Francisco Borges e na Avenida B, ambas localizadas no Jardim Olívia Park. Em seguida, a equipe fez reparos na Avenida Goffredo Teixeira da Silva Telles. Já outra equipe estava trabalhando na Avenida Orpheu Manenti, logo em frente à antiga Igreja do bairro do Loreto.

Nos outros dias desta semana, os serviços serão realizados na zona norte, em dois pontos: na Rua Tietê (Jardim Piratininga) e na Rua Carlos Zuchini (Jardim Alvorada).

As equipes realizam dois tipos diferentes de reparos asfálticos: um com massa fria, que seca mais rápido e é indicada para áreas menores, e outra que é a massa quente, indicada para áreas maiores e que tem mais durabilidade.

Outra frente que trabalha na recuperação asfáltica é do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras. A autarquia conta com duas equipes trabalhando nos reparos de ruas e avenidas: uma da autarquia e outra terceirizada. Nesta quarta-feira (27), foi aberta ainda licitação para aquisição de 1 tonelada de concreto betuminoso usinado a quente, material que será utilizado para a execução do tapa-buracos.

A operação tapa-buracos foi retomada após período de chuvas intensas na terceira semana de janeiro. Com a melhora do tempo e com dias sem chuva, a Prefeitura intensificou os serviços, já que com tempo chuvoso, a massa asfáltica demora a secar, prejudicando a eficácia dos serviços.

Horácio Busolin Júnior /Secom