Publicado em: 21/01/2016 às 15:20
Saema instala reservatórios de águas em três regiões da cidade
Dispositivos são construídos no Parque Industrial (zona sul), Jardim Portal do Sol (zona leste) e Jardim Rosana (zona oeste)

Araras passará a contar com mais três reservatórios de água em três regiões diferentes da cidade: zonas sul, leste e oeste. De acordo com o Saema (Serviços de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras, a iniciativa faz parte do Plano de Metas do Saema, implementado no início de 2015 para superação da crise hídrica que atingiu Araras e o Estado de São Paulo.

A zona leste contará com um dos maiores reservatórios de água da cidade. Com capacidade para armazenar 1 milhão de litros, o novo dispositivo está sendo instalado próximo ao Residencial Portal do Sol, construído na Avenida Luiz Carlos Tunes (Via Novela), por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.

O reservatório tubular de 17,4 m metros de diâmetro por 5 metros de altura visa reforçar o abastecimento de água nos bairros da zona leste, região que ganhou mais três residenciais nos últimos três anos - Prefeito Warley Colombini, o Prefeito Jair Della Coletta e o Portal do Sol.

Nesta semana, de acordo com o Saema, as obras estão na fase de instalação das chapas de aço que compõem o conjunto todo. Cada chapa tem aproximadamente 1,20m por 2m de dimensão.

Outro reservatório está sendo construído para suprir a demanda da zona sul de Araras e terá também capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água. O dispositivo tubular mede 22 metros de altura e 7,8 metros de diâmetro e está sendo instalado na Praça Oswaldo Colombini, no Parque Industrial, entre as ruas Mato Grosso e Santa Catarina.

No local, já existe um reservatório com capacidade para 350 mil litros de água - este foi construído há mais de 40 anos e será reformado, assim que o novo sistema entrar em operação.

“Os novos reservatórios irão cumprir o propósito de melhorias no abastecimento público de água. Essas regiões contempladas são de suma importância e necessitavam de melhorias. Com isso, preparamos a cidade para o enfrentamento de futuras crises hídricas, evitando a falta de água e problemas com abastecimento”, afirmou Felipe Beloto, presidente do Saema.

O valor total dos investimentos para aquisição dos dois reservatórios nas zonas sul e leste é de R$ 1.967.592,95. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Antenor Verona & Cia Ltda (Metalúrgica Verona), da cidade de Vista Alegre do Alto.

Melhorar o abastecimento na zona oeste

O Jardim Rosana também recebeu a instalação de uma novo reservatório na última terça-feira (19), ao lado do dispositivo já existente. Com capacidade para armazenar 100 mil litros, a caixa d’água possui 20m de altura por 2,5m de diâmetro. De acordo com o Saema, ainda precisam ser feitos os serviços de instalação do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) e dos dispositivos de entrada de água para reservação e de saída para distribuição.

O novo reservatório irá trabalhar em conjunto com o já existente, também com capacidade para 100 mil litros de água, e irá reforçar ainda mais o abastecimento dos bairros localizados na zona oeste da cidade.

A aquisição do reservatório teve o investimento de aproximadamente R$ 271.931,10 do Saema.

Horácio Busolin Júnior/Secom