Publicado em: 18/01/2016 às 15:32
Após chuvas, Prefeitura reforça operação tapa-buracos e corte de mato
Reparos asfálticos são realizados, inicialmente, em pontos críticos localizados nas avenidas arteriais; capinagem é realizada em seis setores da cidade

A Prefeitura de Araras intensifica os trabalhos de tapa-buracos e corte de mato em toda a cidade. Ambos os serviços são constantes no município, mas ficam prejudicados quando há períodos contínuos de chuva.

Nesta semana, as duas operações foram retomadas em todas as regiões da cidade, já que a meteorologia sinaliza diminuição das chuvas – de acordo com dados do site da Defesa Civil, há apenas previsão de pancadas de chuvas e chuvas rápidas, variando de 7mm a 9mm, até sexta-feira (22).

Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, a operação tapa-buracos acontece nesta segunda-feira (18) na Avenida Otto Barreto, próximo ao Sayão Futebol Clube. O cronograma seguirá nos próximos dias para a Via Industrial, Avenida Padre Alarico, Rua Henrique Dias, Avenida Ângelo Franzini, Avenidas José Ometto, Melvin Jones, José Marques da Silva, Milton Severino, Dona Renata, João Rossi e Orpheu Manenti.

O secretário interino de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Fábio Franco, explicou que as chuvas prejudicaram a execução dos reparos no asfalto. “Esperamos o tempo melhorar para colocar a operação em ação. Quando o tempo está chuvoso, a massa asfáltica não chega a secar e o buraco é aberto novamente. Com a melhora do tempo, daremos prioridade a reparos em buracos nas principais vias arteriais da cidade com Loreto, Dona Renata, Via Novela, Melvin Jones, onde há maior fluxo de veículos. Depois, passaremos para as demais ruas do município”, adiantou Fábio.

A Prefeitura também estuda a possibilidade de abrir uma licitação para terceirizar parte dos serviços de tapa-buraco, visando reforçar e agilizar a operação nas ruas.

São dois tipos diferentes de reparos asfálticos realizados pela administração: um com massa fria, que seca mais rápido e é indicada para áreas menores, e outra que é a massa quente, indicada para áreas maiores e tem mais durabilidade.
Franco adiantou ainda que está prevista a abertura de licitação para contratação de empresa para o recapeamento de aproximadamente 1 milhão de m² de ruas e avenidas da cidade.

“Ainda estamos estudando custos e mapeando as ruas e avenidas mais críticas. O recapeamento se faz necessário, pois sabemos que só a operação tapa-buracos não é suficiente”, completou.

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras também retoma nesta semana a operação tapa-buracos. “Temos duas equipes trabalhando nos reparos de ruas e avenidas: uma da autarquia e outra terceirizada. As chuvas prejudicaram os trabalhos, mas nesta semana intensificaremos os serviços. Isso agiliza o fechamento de buracos feitos quando precisamos rasgar o asfalto para realização de reparos nas redes de água e esgoto”, informou o presidente do Saema, Felipe Beloto.

Seis frentes de trabalho para corte de mato
As fortes chuvas também prejudicaram o corte do mato nas áreas públicas feito pela Secretaria de Serviços Públicos Urbanos e Rurais e pela Forty Construções e Engenharia Ltda., empresa contratada para realização dos serviços.

Devido às chuvas e às temperaturas quentes, o crescimento do capim braquiária, tipo de gramínea, é intenso nessa época do ano. Por isso, o trabalho tem que ser praticamente dobrado.
“Nos dias de chuva, no entanto, temos dificuldade até de colocar as máquinas em ação. Por vezes, elas pegam um terreno com barro e chegam a atolar. Reforçaremos os serviços em todas as regiões da cidade nesta semana, já que a previsão do tempo indica diminuição das chuvas nos próximos dias”, explica a secretária Sandra Helena Orzari Milaré.

O cronograma da Secretaria de Serviços Públicos inclui o corte de mato e outros serviços de limpeza pública em seis setores da cidade. Nesta semana, os trabalhos serão realizados no setor 1 (oeste): na Avenida Roberto Lacerda de Oliveira, na Avenida Romana Zorzo (Distrito Industrial I) e proximidades da Etec Prefeito Alberto Feres; no setor 3 (sudeste I): Jardim Dalla Costa, Avenida Brasil, Avenida Padre Atílio, Jardim Belvedere, Ginásio de Esporte Nelson Rüegger e Jardim Flamboyant: setor 4 (região central): Praça Barão, Jardim Oito de Abril, Avenida do Café e Avenida Dona Renata (Marginal); setor 2 (norte): Jardins Tarumã, São João, Haíse Maria, Centro Esportivo Ruy Branco de Miranda; setor 5 (sudeste II): Campestre, Jardim das Nações I e II, Olívia Park, Jardim Tangará e Avenida Milton Severino; setor 6 (leste): Residenciais Jair Della Coletta, Warley Colombini, Portal do Sol e proximidades do Campo do Capixaba.

Também há frentes de trabalho realizando capinagem e limpeza nos Ribeirões das Araras e Furnas, e no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto, além da poda de galhos secos de árvores, realizada constantemente em diversos setores da cidade.

Limpeza de terrenos
A Divisão de Fiscalização Urbana também coloca como prioridade as notificações de terrenos particulares que estão com mato alto, visando combater a incidência de doenças como a dengue, por exemplo.

De 1º de janeiro até esta segunda-feira (18), foram realizadas 284 notificações a proprietários de terrenos que necessitam de limpeza. “Após sete dias da notificação, caso o proprietário não execute a limpeza, o processo é enviado à Secretaria de Serviços Públicos, que fará o serviço. Além da cobrança da multa, nestes casos, também é aplicada uma taxa de limpeza do local”, alertou o chefe do Departamento de Fiscalização Urbana da Prefeitura, José Edson Mussarelli.

É importante frisar que a limpeza de terrenos particulares não é de competência da Prefeitura. A administração é responsável pela limpeza em áreas e espaços públicos, como vias urbanas, praças e logradouros institucionais.

Horácio Busolin Júnior/ Secom