Publicado em: 23/10/2015 às 14:57
Aberta licitação para construção de nova praça no Villa-Lobos
Novo espaço terá aparelhos de ginástica ao ar livre, playground moderno, calçamento, iluminação, bancos, mesas, etc

A Prefeitura de Araras abriu licitação para construção de novo espaço de lazer no bairro Heitor Villa-Lobos, localizado na região sudeste. A praça será construída entre as ruas Joaquim Pereira e Adelino Barreta, logo atrás do Centro Comunitário do bairro.

A licitação será aberta na modalidade tomada de preços. As propostas de empresas interessadas podem ser enviadas até o dia 11 de novembro.

A pasta contendo o edital e os anexos estarão à disposição para leitura e retirada no site www.araras.sp.gov.br ou na Coordenadoria de Compras, localizada na Rua Pedro Álvares Cabral, nº. 83, Centro. O atendimento acontece das 9h às 16h.

A nova praça, que será construída em uma área de 2.520 m², terá seis aparelhos para academia de ginástica ao ar livre e playground moderno - do tipo multiplay - semelhante ao instalado no Lago Municipal. O playground terá 10,5 m por 8,5m e contará com dois escorregadores, uma escada, uma rampa, passarela, escalador, tobogã, balanços, etc.

Os serviços também irão incluir 595 metros de calçamento, iluminação com sete postes e 21 luminárias, arborização, gramado, três mesas com bancos, bebedouros, seis unidades de lixeira seletiva e doze bancos semelhantes aos da Praça Barão de Araras.

A obra atende à demanda indicada por moradores da região em reuniões do Orçamento Participativo.

Os recursos são da própria Prefeitura de Araras e o valor estimado da obra é de R$ 251.138,19 mil – total que pode ser reduzido após a licitação.

Meio ambiente e acessibilidade
O projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade valorizou a preservação de área verde e a instalação de espaços acessíveis.

A pasta ressalta que a área verde do terreno será preservada. As árvores já existentes no entorno do espaço e outras próximas de onde será construído o playground não serão cortadas. Será realizada uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e o Departamento de Meio Ambiente do Saema para realização de plantio de novas espécies de mudas, complementando assim a arborização da praça.

Outra preocupação do projeto, realizado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, foi tornar a praça totalmente acessível com duas rampas de acessibilidade, uma em cada lado, além de piso tátil no entorno da academia.

Homenagem ao maestro Villa Lobos
Novidade na construção deste novo espaço de lazer será uma homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos, que dá nome ao conjunto habitacional. No muro do Centro Comunitário será grafada a biografia do maestro, junto a uma ilustração da partitura da música Trenzinho Caipira, que, conforme historiadores, foi composta quando o Villa-Lobos passou por fazendas próximo à Araras.

A iniciativa já foi realizada na Praça Evaristo Ferreira da Silva, localizada no Jardim Bela Vista, onde foi grafado o poema “Universo”, do jornalista e poeta brasileiro Olavo Bilac. A ideia será estendida a outras praças que serão revitalizadas na cidade e tem como proposta incentivar e disseminar a literatura e a música junto à população da cidade.

Horácio Busolin Júnior /Secom