.png)
A Secretaria Municipal da Saúde realizou na segunda-feira (1), na Praça Barão de Araras, uma ação pelo Dia Internacional de Luta contra a AIDS. Em parceria com a FHO Uniararas, foram feitos 107 testes rápidos de detecção de IST’s (infecções sexualmente transmissíveis).
Além disso, os profissionais fizeram ampla distribuição de material informativo e orientação detalhada sobre prevenção, formas de transmissão e a importância vital do diagnóstico e tratamento precoces.
“O engajamento de todos reforça a nossa mensagem de prevenção, solidariedade e combate ao preconceito. Continuaremos trabalhando ativamente na luta contra o HIV/AIDS”, disse o secretário municipal da Saúde, Romildo Benedito Borelli.
Atendimento especializado
O município também conta com o SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento) “Enfermeira Adalgisa dos Santos Gonçalves”, que oferece atendimento especializado. Quem precisar, pode ir até a Rua Doutor Francisco Paulo Russo, 119, Vila Bressan, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, além de ligar ou mandar mensagem para o 3544-2064, que também é WhatsApp.
Atualmente, o SAE/CTA acompanha aproximadamente 500 pacientes de HIV/AIDS e fornece os métodos de prevenção PEP (Pós Exposição Profilática) e PrEP (Pré-Exposição Profilática).
Dezembro Vermelho
Durante todo o mês acontece a Campanha Dezembro Vermelho, que chama a atenção para medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV/AIDS e outras IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional, constituindo-se em um conjunto de atividades relacionadas ao enfrentamento ao HIV/AIDS e às demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.
.png)

Secom/Prefeitura de Araras