A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 18/09/2025 às 11:34
Saúde divulga boletim epidemiológico de HIV/AIDS
Em 2024 foram registrados 21 novos casos da doença em Araras e neste ano já são 17; teste rápido está disponível gratuitamente na rede pública
Teste rápido de identificação de HIV/AIDS. Créditos: Danilo Lima/Secom-PMA

 

O SAE/CTA (Serviço de Atenção Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento) da Secretaria Municipal da Saúde divulgou o boletim epidemiológico do HIV/AIDS. No último ano foram registrados 21 novos casos da doença na cidade, sendo duas gestantes. Em 2025, de janeiro a junho, já são 17 casos, incluindo uma gestante. Confira o boletim completo aqui.

Segundo o boletim, as faixas-etárias que apresentam mais pacientes infectados são a de 31 a 40 anos e de 41 a 50 anos. Já o número de gestantes infectadas vem diminuindo na cidade. Caiu de quatro casos em 2022, para um, neste 1º semestre de 2025.

“Dos últimos anos, 2023 foi o que registrou mais casos da doença em Araras, foram 35 novas pessoas infectadas pelo HIV, sendo 3 gestantes. De lá para cá os números apresentam ligeira queda, mas ainda demandam atenção e é sempre válido dizer que é preciso se prevenir”, disse o secretário da Saúde, Romildo Benedito Borelli (Baiano da Farmácia).

Os principais sintomas da doença são febre recorrente, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, irritação na pele, dor de garganta, gânglios linfáticos inchados, suores noturnos, diarreia crônica, manchas brancas ou lesões incomuns na língua e boca, fadiga, perda de peso inexplicável, erupções cutâneas e inchaços.

Nesses casos, é preciso buscar atendimento médico. Procure o SAE/CTA ou uma unidade de saúde próxima à sua casa para fazer o teste rápido de identificação do HIV.

 

SAE/CTA

Rua Francisco Paulo Russo, 119, Centro

(19) 3544-2064 / (19) 99759-7707 (WhatsApp) sae@araras.sp.gov.br

 

Números do HIV/AIDS em Araras

2022 – 24 casos / 4 gestantes

2023 – 35 casos / 3 gestantes

2024 – 21 casos / 2 gestantes

2025 – 17 casos / 1 gestante (de janeiro à junho)

 

Secom/Prefeitura de Araras