Publicado em: 23/09/2022 às 11:52
Conheça um pouco mais da Primavera e suas peculiaridades

Com o simbolismo de “um novo ciclo”, a Primavera já é uma realidade entre nós. Substituindo o Inverno, a “Estação das Flores” segue até o dia 21 de dezembro no Brasil, quando dará lugar ao Verão.

No Hemisfério Sul, onde o Brasil está inserido, as principais características da estação são as seguintes: o desabrochar das flores, dias e noites com a mesma duração (Equinócio), mais chuva e clima ameno.

Equinócio?

Segundo o astrofísico Renato Las Casas (divulgador científico e professor aposentado de astronomia na Universidade Federal de Minas Gerais), o equinócio é um evento astronômico ligado à inclinação da órbita da Terra em relação ao Sol.

Durante o fenômeno – cujo nome deriva do latim e quer dizer “noite igual” –, os dois hemisférios terrestres estão igualmente iluminados pelo Sol. “Esse evento ocorre duas vezes ao ano – em março e setembro –, marcando a entrada de uma nova estação”, comentou Marcus Vinícius Cabral, coordenador Municipal de Defesa Civil.