Publicado em: 31/05/2022 às 15:27
Combate à dengue: após chuvas, agentes de Endemias realizam mutirão no Cemitério Municipal
Água acumulada nas embalagens de vasos de flores deixados nos túmulos é o principal criador do mosquito Aedes aegypti

Agentes do Controle de Endemias realizaram nesta terça-feira (31), um mutirão no Cemitério Municipal, buscando eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor - dentre outras doenças -  da dengue.

Entre as principais intervenções, os profissionais vistoriaram túmulos e retiraram a água acumulada das embalagens dos vasos de flores do campo-santo. E aplicaram larvicida nos vasos fixos. “Essa é uma ação rotineira, mas sempre que há chuvas fortes priorizamos este trabalho”, comentou Luciana Bianco, coordenadora do Setor de Endemias e Zoonoses.

A coordenadora fez um pedido à população “Que retirem sempre as embalagens dos vasos, verifiquem se eles não acumularão água quando deixados nos túmulos e também furem ou preencham com areia o fundo dos vasos fixos”, completou.

Além da dengue, o Aedes aegypti transmite o zika vírus, chikungunya e febre amarela.