Publicado em: 13/05/2022 às 15:31
Saúde realiza atividades na “Semana Municipal de Conscientização e Respeito à Fibromialgia”
Profissionais da Saúde realizaram palestra na Câmara Municipal

Em parceria com a Fundação Hermínio Ometto, estão sendo realizadas ações de conscientização nas unidades de saúde do município. A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores musculares generalizadas e crônicas, as quais podem durar mais de três meses, sem apresentar, no entanto, evidências de inflamação nos locais doloridos.

É uma doença relativamente comum e, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, afeta aproximadamente 2,5% da população mundial, com maior taxa de incidência em mulheres, entre 30 a 50 anos de idade.

Quais são sintomas?

São muitos os sintomas, porém os mais evidentes são dor difusa em músculos e articulações, geralmente associados a outros, como dificuldades de concentração, alterações do sono, fadiga, distúrbios do humor, depressão e ansiedade.

Pacientes que apresentam outras doenças reumáticas, como artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico também podem apresentar fibromialgia, o que, muitas vezes, dificulta uma completa melhora dos pacientes.

O diagnóstico não poder ser feito por exames laboratoriais ou de imagem, ou seja, é totalmente clínico. A doença ainda não tem cura e suas causas não são totalmente esclarecidas. A hipótese mais provável, apoiada por estudos em que visualizam imagens do cérebro dos pacientes, é que devido ao histórico de traumas e estresse emocional os pacientes passem a apresentar algum tipo de alteração neurológica que aumenta a percepção e sensação de dor pelo corpo.

Secom/Prefeitura Araras