Publicado em: 07/01/2022 às 16:09
Prefeitura irá investir R$ 30 milhões em obras de asfalto em 2022
Planejamento é intensificar os serviços iniciados em 2021, com operações tapa-buracos, recapeamento e reconstrução asfáltica; previsão de início é no mês de março
O anúncio de R$ 30 milhões foi divulgado em Live (transmissão ao vivo), nesta sexta-feira (7). Créditos: Danilo Lima/Secom-PMA

“2022 é o ano do asfalto em Araras. Ano de recuperação da nossa malha viária!”, foram com essas frases que o prefeito Pedrinho Eliseu anunciou nesta sexta-feira (7) que a Prefeitura irá investir R$ 30 milhões em obras de asfalto neste ano.

Do montante, R$ 10 milhões (já confirmados) serão recursos do Governo do Estado de São Paulo, R$ 10 milhões (em tramitação), por meio da linha de crédito do Desenvolve SP, e R$ 10 milhões (fase inicial de tramitação) oriundos do Governo Federal, por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Segundo o Executivo Municipal, o planejamento é intensificar os serviços iniciados em 2021, com operações tapa-buracos, recapeamento e reconstrução asfáltica. “Em 2021, a questão do asfalto foi significativa em nossa cidade. Porém, priorizamos as avenidas, locais que estavam deploráveis e que possuíam grande fluxo. Agora, queremos acelerar esse serviço, iremos gastar quase três vezes mais no trabalho. Esse investimento de R$ 30 milhões será um dos maiores que a nossa cidade já teve. A previsão para o início das intervenções é o mês de março. Em 2022, é colocar a casa em ordem.”, disse o prefeito.

Presente ao anúncio, a secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Camila Ometto de Abreu, informou que a ampliação seguirá a seguinte diretriz: dos locais com as piores situações aos melhores. “A nossa intenção é alcançar em menor prazo possível todos locais: ruas, avenidas e bairros. Infelizmente, nossa cidade tem muito pavimento prejudicado, devido à falta de manutenção”, explicou Camila.

O secretário Municipal de Planejamento, Felipe Beloto, acrescentou que desde 2021, há um planejamento em conjunto com a Secretaria de Obras, para o desenvolvimento de um programa de recuperação asfáltica no município. “Assim como aconteceu no ano passado, mapeamos as ruas, avenidas e bairros que irão receber as intervenções. Esse planejamento tem como objetivo preservar as vias públicas, para que futuramente não ocorram problemas tanto para a Prefeitura quanto para a população”, reforçou Beloto.

No cronograma deste ano, vias importantes da cidade serão contempladas, como avenidas Fábio da Silva Prado, Dona Renata (Marginal), Goffredo Teixeira da Silva Telles, entre outras. Já nos bairros, o destaque vai para o Jardim Tangará, Olivia Park, Tarumã, Morumbi, Villa Lobos, 8 de Abril, Jardim Buzolin, Luiza Maria, Jardim das Nações I e II, entre outros.

“Iremos buscar todas as regiões que precisarem deste serviço de mobilidade urbana. Seguiremos em frente!”, acrescentou o prefeito Pedrinho Eliseu.

Quanto foi investido em asfalto em 2021?

No ano passado, em obras de asfalto em Araras foram investidos R$ 12 milhões, grande parte realizada por meio da linha de crédito Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal. “Com esse investimento resolvemos um problema antigo, o recapeamento da Avenida Milton Severino, importante via pública da cidade”, completou o prefeito.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3547-3089 (Secretaria de Obras) e 3547-3019 (Secretaria de Planejamento).