Publicado em: 21/12/2021 às 10:31
Plantio de mudas é realizado em Araras
Ação faz parte do PTS (Projeto Técnico Social) – Drenagem Urbana Sustentável/PAC; participaram integrantes das Secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)
Participantes do plantio de mudas nas proximidades das macrodrenagem do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal

Com a participação de servidores das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura, Assistência Social, alunos do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) aconteceu na última semana  o plantio de mudas em Araras. As espécies nativas  foram plantadas nas proximidades das obras macrodrenagem do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal.

A ação faz parte do PTS (Projeto Técnico Social) – Drenagem Urbana Sustentável/PAC.

Cursos e oficinas sobre Meio Ambiente

Além do plantio das mudas, a parceria com o Senac proporcionou o Curso/Oficina de Sensibilização sobre o Meio Ambientem, a munícipes. Segundo o cronograma, as seguintes atividades foram desenvolvidas:

- Roda de conversa com os alunos, visando reconhecimento da identidade da localidade e do Meio Ambiente como um processo socialmente construído, onde a importância da Ecologia e preservação de áreas verdes com o plantio de mudas ou reposição em áreas desmatadas pelos processos de urbanização buscam, por meio de atitudes sustentáveis, devolver a natureza, aquilo que foi modificado pela ação humana. Seja durante construções de grandes obras ou de reformas pontuais, contribuindo deste modo, para reduzir impactos ambientais negativos para todos em longo prazo. Inclusive visando melhor funcionamento do ecossistema local e global.

- Foram realizadas ainda as atividades práticas com os alunos, envolvendo plantio de mudas em pontos específicos no entorno da Avenida Dona Renata. Conforme, locais marcados/determinados pelos coordenadores da Secretaria de Meio Ambiente de Araras, envolvidos no projeto da Macrodrenagem.

- Assim sendo, a aula e atividades do curso, proporcionam aos alunos realizarem reflexões e sobre como desenvolver de fato, algumas ações práticas. Buscando sempre posturas mais sustentáveis frente às atitudes voltadas para a preservação da natureza, a partir da identificação de como os aspectos que compõem o Meio Ambiente interagem entre si e afetam o cotidiano na comunidade.

O Curso/Oficina foi administrado pela técnica do Senac, Juliene.