Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 15/12/2021 às 15:43
Saema alerta sobre as consequências do descarte irregular na rede de esgoto
Papel, pó de café, cotonetes, absorventes, estopas, resto de comida e outros resíduos podem romper a tubulação, além de aumentar o risco de enchentes e poluição de rios
Descarte irregular provoca extravasamento de esgoto nas ruas ou residências

 

Os resíduos retirados das galerias e que muitas vezes ficam presos no sistema de gradeamento, causam diversos prejuízos operacionais ao longo de todo o processo. Por isso, o Saema alerta que as redes coletoras não são dimensionadas para receberem lixo e o uso correto do sistema de esgotamento sanitário merece atenção.

Papel, pó de café, cotonetes, absorventes, estopas, resto de comida e outros resíduos, quando lançados por pias, ralos ou vasos sanitários, podem romper a tubulação, provocando extravasamentos de esgoto nas ruas ou residências, além de aumentar o risco de enchentes e poluição de rios.

Outra prática bastante prejudicial é a interligação indevida e irregular da água de chuva na rede de esgoto, que faz com que o número de extravasamentos aumente consideravelmente no período chuvoso. Por isso, é fundamental que a água da chuva seja sempre escoada por meio das galerias de água pluvial.

“É preciso que cada pessoa entenda a própria responsabilidade no descarte de seus resíduos. Mais do que manter o funcionamento adequado do sistema de esgotamento sanitário, essa é uma questão de saúde pública, que impacta na qualidade de vida das pessoas e na preservação do meio ambiente”, pontuou o Presidente do Saema, Alexandre Castagna.

 

Comunicação/Saema-PMA