Publicado em: 30/06/2021 às 16:40
Araras realiza trâmites finais para implantação da Casa da Juventude
Espaço será direcionado ao público jovem com ações de incentivo à qualificação e empreendedorismo
Pedrinho e Ana Júlia em reunião realizada com o subsecretário estadual da Juventude do Estado de São Paulo, Luiz Chrysostomo de Oliveira em maio

A Prefeitura de Araras está realizando os trâmites finais para a conquista de mais uma ferramenta de incentivo à qualificação e empreendedorismo: uma unidade da Casa da Juventude deverá ser instalada na cidade até março de 2022.

O programa, que contará com espaço multiuso, será direcionado ao público jovem no início da vida profissional com ações de incentivo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando também a criação de novos projetos e negócios.

De acordo com diálogos realizados entre o prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu, a vereadora, Ana Júlia Casagrande e o subsecretário estadual da Juventude do Estado de São Paulo, Luiz Chrysostomo de Oliveira, o local deverá ser construído em área cedida pelo Poder Executivo, no Jardim Tangará, enquanto a construção será custeada pelo Governo do Estado. Por fim, a Prefeitura também vai realizar a compra dos mobiliários. Após a aprovação, o prazo para inauguração é de oito meses.

“Em fevereiro fui até a Capital em busca desse programa, justamente por estar muito preocupada com a empregabilidade dos jovens em Araras. A Casa da Juventude visa oferecer qualificação profissional e também propor caminhos para que esses jovens cheguem ao mercado de trabalho. Mais do que isso, ela também fará com que essas pessoas possam ver além, com possibilidades de empreender e desenvolver trabalhos colaborativos” comentou a vereadora, Ana Júlia Casagrande.

No dia 18 de maio, Pedrinho Eliseu participou de reunião com o subsecretário estadual da Juventude do Estado de São Paulo, Luiz Chrysostomo de Oliveira, em busca da implantação do projeto na cidade. Desde então, o Poder Executivo tem realizado os trâmites para atendimento das demandas documentais. Em comunicado por e-mail, o subsecretário agradeceu a agilidade no atendimento dessas questões.

“Referindo-nos à Casa da Juventude, em nome do Subsecretário Luiz Oliveira, vimos agradecer e cumprimentar os agentes da administração municipal pelo pronto atendimento das demandas documentais até o presente momento” escreveu.

Pedrinho Eliseu comentou sobre a importância da implantação do projeto na cidade.

“Esse projeto vai ajudar nossos jovens na busca por oportunidades de emprego e renda, com ações importantíssimas voltadas à qualificação profissional, mas também ao empreendedorismo, que precisa ser valorizado e incentivado. Será um local de compartilhamento de vivências, experiências, mas também de formação. É nisso que estamos pensando diariamente: caminhos para oferecer mais oportunidades profissionais para os ararenses; seja do ponto de vista de qualificação, com todas as parcerias que estamos desenvolvendo e ainda queremos desenvolver, mas também ao trazer empresas para nossa cidade e garantir que haja oferta de empregos. Isso é desenvolvimento”, explicou Pedrinho.