Publicado em: 21/01/2020 às 16:36
Araras está em situação de alerta para transmissão de dengue
Avaliação de densidade larvária registrou índice de 1,3; cidade tem 14 casos autóctones da doença confirmados no ano
Secom

O setor de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde realizou a avaliação de densidade larvária do mosquito Aedes aegypti em Araras. O índice registrado foi de 1,3 e aponta situação de alerta no indicador que tem como objetivo calcular o risco de epidemia de dengue na cidade.

De acordo com parâmetro do Ministério da Saúde, o resultado é avaliado da seguinte forma: menor que 1,0 (satisfatório), de 1,0 a 3,9 (situação de alerta) e acima de 4,0 (situação de alto risco).

Até o momento, 14 casos autóctones de dengue foram confirmados em Araras este ano. Outros 24 pacientes aguardam resultados de exame e 7 suspeitas foram negativadas. Dos casos confirmados, 7 foram registrados na região norte (sendo 6 no Jardim São João), 3 na região central, 1 na região oeste, 1 na região sul, 1 na região leste e 1 na região nordeste.

“Após a realização da avaliação de densidade larvária retornaremos às residências onde foram encontradas larvas para passar o resultado para os moradores e realizar nova vistoria. Ainda assim, é importante ressaltar que apesar da concentração de casos no Jardim São João, há casos confirmados em praticamente todas as regiões da cidade, o que nos coloca em situação de alerta em toda a cidade. Precisamos da ajuda da população para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, frear a transmissão da doença”, explicou a coordenadora do setor de Controle de Endemias, Luciana Bianco.

A situação, agravada pelo tempo quente e com alta incidência de chuvas, é acentuada pelo desabastecimento do inseticida utilizado para nebulização em áreas com casos positivos. O produto deixou de ser distribuído pelo Ministério da Saúde no ano passado, após problemas em sua fórmula.

Segundo comunicado do próprio Ministério, "desde maio de 2019, o Brasil está desabastecido do inseticida Malathion devido a uma grande quantidade de produtos vencidos e com problemas de qualidade em razão de alterações químicas em sua formulação. Neste mês, 80 mil litros devem ser distribuídos no país e o Ministério já fez a compra de 300 mil litros de outro inseticida que será distribuído em fevereiro”.

“Enquanto não recebemos um novo inseticida, não conseguimos realizar o bloqueio das áreas com casos positivos. Ou seja, não temos como eliminar o mosquito. Pedimos que a população compre inseticidas e use de acordo com o indicado pelo fabricante, além de realizar, se possível, outras medidas preventivas, como a instalação de telas em janelas”, ressaltou Luciana.

Alerta do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou um alerta na última quarta-feira (16) sobre uma possível epidemia de dengue em 11 Estados brasileiros. O alerta acontece porque o tipo 2 do vírus da dengue voltou a circular no final de 2018, depois de 10 anos sob controle.

“Existem quatro tipos de vírus de dengue, sorotipos 1, 2, 3 e 4. Cada pessoa pode ter os quatro sorotipos, mas a infecção gera imunidade permanente. Por esse motivo, o reaparecimento do sorotipo 2, que também aconteceu em Araras, é preocupante, já que vem encontrando população suscetíveis à doença, tendo potencial ainda mais grave que os outros três”, ressaltou a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde.

Sintomas da doença

Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, dor de cabeça e nos olhos, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos e manchas vermelhas na pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos. Pacientes que apresentarem estes sintomas devem procurar o posto de saúde mais próximo.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3132-0575 (setor de Controle de Endemias) e 3543-1522 (Secretaria Municipal de Saúde).