Publicado em: 31/10/2019 às 14:14
Araras ocupa a 38ª posição entre as melhores cidades para fazer negócios no Brasil
Destaque foi a área de infraestrutura, na qual a cidade subiu 5o posições de 2018 para este ano
Secom
Estudo, que analisa o potencial de desenvolvimento econômicos das cidades, por meio de dados de desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, infraestrutura e capital humano

Araras está entre as 40 melhores cidades para fazer negócios no Brasil.  O ranking foi publicado pelo portal da revista Exame e traz o município na 38ª posição, à frente de cidades como Rio Claro/SP, Mogi das Cruzes/SP, Piracicaba/SP, Hortolândia/SP, Jaú/SP, Franca/SP e Guarulhos/SP. Em 2018, a cidade ocupava a 48ª posição.

Entre os quesitos analisados, o destaque ficou para a área de infraestrutura. Em 2018, a cidade havia sido classificada em 99° lugar. Já em 2019, ocupa a 49ª posição no indicador, que engloba dados referentes a índices de perda e atendimento urbano na distribuição de água, economias atingidas por paralisações na distribuição, moradores em áreas urbanas com pavimentação no entorno, conectividade em aeroportos, linhas rodoviárias com seção na cidade, % de conexão de banda larga fixa com mais de 34 Mbps e população em domicílios com energia elétrica.

O ranking tem como objetivo servir de parâmetro para a qualificação de mercado, sintetizando variedade de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e de infraestrutura e é calculado através da metodologia de análise estatística chamada IQM (Índice de Qualidade Mercadológica), que permite que se parta de valores específicos de cada informação, que variam em natureza, complexidade e unidades de medida, para se chegar a valores ponderados que podem ser analisados em uma mesma equação.

O estudo, que está condicionado às facilidades que esses indicadores proporcionam ao desenvolvimento de empresas e negócios, analisa o potencial de desenvolvimento econômicos das cidades, por meio de dados de desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, infraestrutura e capital humano. O material pode ser consultado no site www.exame.abril.com.br.

“Estamos trabalhando para melhorar ainda mais esses índices, investindo em infraestrutura para atrair mais empresas para Araras e empregos para a população”, comenta o prefeito Junior Franco.

Entre as ações da Prefeitura voltadas ao desenvolvimento econômico, ele cita a instalação do Distrito Industrial 6, no entroncamento das rodovias Anhanguera e Wilson Finardi – as tratativas já estão em andamento junto à Caixa Econômica Federal para financiamento da infraestrutura. A contratação do crédito foi autorizada pela Câmara e vai possibilitar que a administração finalize o projeto de instalação do novo Distrito.

Araras registrou 10,874 IQM. São Caetano do Sul, a primeira colocada, registrou 13,178 IQM, seguida por Vitória/ES, São Paulo/SP, Barueri/SP e Santos/SP. Dessa forma, as cinco primeiras colocadas no ranking estão na região sudeste e quatro no Estado de São Paulo. Entre as 10 primeiras posições estão apenas municípios das regiões sudeste e sul. Já entre as 20 melhores, aparecem também municípios da região centro-oeste, como Cuiabá e Brasília.

“Essa melhora só comprova que Araras está no caminho certo. Estamos em pleno desenvolvimento econômico e com os novos investimentos na área da geração de emprego, a tendência é de melhora nestes indicadores”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Franchozza.

Realizado pela consultoria Urban Systems, o estudo envolve 317 cidades de todo país, com mais de 100 mil habitantes, que juntas detém 70% do PIB brasileiro, 62% das empresas, 72% dos empregos formais e 57% da população brasileira.