Publicado em: 22/01/2021 às 17:02
Vacinação contra a Covid-19 começa em Araras
Enfermeira há mais de 20 anos, Denise Maria Fuzaro Denardi foi a 1ª ararense imunizada; inicialmente, cidade recebeu 1.720 doses do Instituto Butantan/SP
Enfermeira Denise Maria Fuzaro Denardi foi a 1ª ararense a ser imunizada contra a Covid-19

Um dia histórico! A vacinação contra a Covid-19 (Sars-CoV-2) começou em Araras nesta sexta-feira (22). E, a primeira ararense vacinada foi a enfermeira há mais de 20 anos, Denise Maria Fuzaro Denardi, que atua na linha de frente de combate ao novo coronavírus no Pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia.

“Queria agradecer, me sinto muito honrada por estar representando os profissionais de saúde e ser a primeira ararense imunizada contra o vírus. Espero que em breve, todos possam receber essa vacina tão importante”, disse a enfermeira Denise.

Presente a abertura da vacinação no município, o prefeito Pedrinho Eliseu ressaltou a importância da ação para a cidade. “Esse é um momento único para a nossa cidade. O meu maior desejo é que toda nossa população seja imunizada. Desejamos que essas vacinas cheguem logo. Esse período de pandemia não está sendo fácil para ninguém, temos que tirar força de dentro da alma para seguir em frente. Com a chegada das vacinas, a vida retornará ao normal em breve”, reforçou emocionado o chefe do Executivo Municipal.

1.720 doses nesta 1ª etapa

Nesta 1ª etapa de vacinação, destinada apenas aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente, Araras recebeu 1.720 doses do Instituto Butantan/SP. “Com essas doses iniciais, iremos imunizar todos os profissionais da linha de frente pré-cadastrados pela Secretaria da Saúde. Porém, a nossa batalha não acabou! O vírus continua circulando e todos os protocolos sanitários vigentes devem continuar sendo efetuados”, acrescentou o secretário da Saúde, Agnaldo Piscopo, que foi imunizado na ocasião.

As próximas etapas da vacinação serão estabelecidas de acordo com o PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.

Logística da vacinação

Realizada no Ginásio Municipal de Esportes Nelson Rüegger, as vacinações seguirão as seguintes dinâmicas: por drive thru, na área externa do complexo esportivo e presencialmente, no interior do Ginásio.

A logística da vacinação conta com o auxílio de vários setores da Prefeitura e instituições da cidade, além da Secretaria Municipal de Saúde:

- Educadores físicos (Secretaria de Esportes) – responsáveis pelo fluxo das filas;

- Dentistas (Secretaria da Saúde) – responsáveis pelos cadastramentos;

- Vigilância Epidemiológica (Secretaria da Saúde) – aplicações de vacinas;

- Voluntários da FHO (Fundação Hermínio Ometto) – aplicações de vacinas;

- Tecnologia da Informação (TI) – suporte técnico;

- Agentes de trânsito – controle do tráfego de veículos;

- Guardas Civis Municipais – segurança do local

Horários e dias de vacinação

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, nesta sexta (22), as vacinações acontecem até às 18h, no sistema drive thru e presencial. Após as 18h, por motivos de segurança, as imunizações ocorrem até às 20h, somente no interior do Ginásio.

Já no sábado (23), a vacinação acontece das 8h às 17h, somente presencialmente. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

Nesta sexta-feira (22), vacinação no sistema drive thru acontece até às 18h

Secretário da Saúde, Agnaldo Piscopo, também foi imunizado contra a Covid-19