Publicado em: 12/01/2021 às 18:07
Clube do Livro: “Laços de Família” será a primeira discussão de 2021
Coletânea de contos da escritora Clarice Lispector será discutida neste sábado (16), às 14h30, pela plataforma digital Google Meet
Com 13 contos, “Laços de Família” foi originalmente publicado em 1960, pela Editora Francisco Alves

O 1º encontro do Clube do Livro de Araras de 2021, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, terá como discussão a coletânea de contos “Laços de Família”, da escritora Clarice Lispector.

O bate-papo online, devido à pandemia da covid-19 (Sars-CoV-2), acontece neste sábado (16), pela plataforma Google Meet, preenchendo o seguinte formulário digital: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNSkaiCrRYOBTJDYWMZ8wYyhtjbO9MPjSeG-xYY7GJY1F9AA/viewform?gxids=7628.

“Originalmente publicado em 1960, a coletânea de contos permite aos leitores o contato com a rica obra da autora que já teve obras traduzidas para inúmeras línguas e, em dezembro de 2020, teve o centenário do seu nascimento festejado”, comentou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

Resumo da obra

São 13 contos, atualmente tidos como clássicos. Entre eles, os aclamados "Amor", "O Crime do Professor de Matemática", "O Búfalo" e "Feliz Aniversário", adaptado para a televisão por Ziembinsky.

Neles, os personagens são sempre surpreendidos por uma modalidade perturbadora do insólito, no meio da banalidade de seus cotidianos. Clarice cria situações onde uma revelação, que desconstrói e ameaça a realidade, desvela a existência e aponta para uma apreensão filosófica da vida.

Em “Laços de Família”, a escritora aprofunda sua técnica narrativa em uma abordagem quase fenomenológica. Trata da solidão, a morte, a incomunicabilidade e os abismos da existência através da rotina de dona-de-casa, do mergulho trágico em uma festa familiar nos 89 anos da matriarca, da domesticação da natureza mais selvagem das mulheres, ou dos pequenos crimes cometidos contra a consciência, contra o drama do professor de matemática diante do abandono e da sacerdotisa da nossa literatura.

Posso sugerir as próximas leituras? Pode sim, senhor!

O Clube do Livro já está organizando o calendário com as leituras de 2021 e, mais uma vez, abre espaço para sugestões dos interessados em participar. Para sugerir obras que serão lidas pelo Clube em 2021, acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfojW5Me15d0lx3MGUBy9BHj8BuEno5ywQuTCTrlK3_rDoVkA/viewform.

“O formulário de sugestões é mais uma das formas dos leitores participarem do Clube do Livro de Araras. A indicação de títulos, a posterior escolha dos mais votados e a discussão de quais livros serão lidos ao longo do ano é algo que reforça o caráter democrático dessa iniciativa. Após o recebimento das sugestões, publicaremos outro formulário para a votação desses títulos que serão lidos", explicou o bibliotecário.

Outras informações sobre a última edição de 2020 do Clube do Livro podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534 (Biblioteca).