Publicado em: 18/12/2020 às 17:36
Final de ano: Prefeitura alerta sobre descarte de objetos que podem provocar acidentes
Latas, palitos de churrasco, vidros e outros itens perfurocortantes devem ser embalados e separados para evitar acidentes no momento da coleta do lixo e a aplicação de multa

O descarte correto de materiais perfurocortantes é essencial para preservar a saúde e a integridade dos coletores de lixo da cidade. O alerta serve para todo o ano, mas a Prefeitura de Araras resolveu intensificá-lo no final de ano, por conta das comemorações tradicionais desta época que fazem aumentar os acidentes envolvendo os profissionais da coleta.

O pedido parte dos próprios funcionários que não raramente se machucam durante o trabalho por conta da irresponsabilidade de quem descarta o lixo doméstico incorretamente. “É comum furos e cortes em nossas mãos e quando um trabalhador se machuca mais gravemente e se afasta, os outros tem que trabalhar a mais pra suprir a falta dele sem prejudicar o serviço na cidade, sem contar os danos a nossa saúde”, explicou o coletor Luiz Fernando Oliveira Santos.

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável pela coleta de resíduos no município, latas, palitos de churrasco, vidros, entre outros itens perfurocortantes devem ser descartados devidamente embalados e separados do lixo comum.

A maneira correta é colocá-los em garrafas pets ou em embalagens longa vida, e deixá-los ao lado do saco de lixo comum, se possível identificados. “Além disso, pedimos aos munícipes que utilizem sacos plásticos resistentes e não muito cheios, para facilitar o manuseio dos coletores”, explicou o secretário Beto Cabrini.

Outra recomendação importante é sobre o descarte do lixo hospitalar domiciliar, como seringas e frascos de remédios. Eles também devem ser embalados e levados até as unidades de saúde da cidade, onde acontece a coleta desses materiais específicos.

Vale lembrar que de acordo com a Lei Complementar nº 119/2018 os ararenses podem ser multados em até R$ 2 mil caso o descarte irregular de lixo provoque acidentes envolvendo os coletores.

Garrafas pet podem ser utilizadas para embalar cacos de vidro e outros objetos cortantes, o descarte deve ser separado do lixo comum.