Publicado em: 18/12/2020 às 12:39
Araras sobe no ranking do Programa Município Verde Azul pelo 3º ano consecutivo
Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo mede e apoia a gestão sustentável das cidades desde 2007; início do tratamento de esgoto em julho deste ano ajudou Araras a melhorar 46 posições no ranking
Sistema alternativo para tratamento de esgoto inaugurado em julho colabora para o desenvovimento sustentável de Araras.

O Governo Estadual divulgou na quinta-feira (17) o Ranking Ambiental de 2020, com Araras na 170ª colocação entre os 645 municípios paulistas inscritos, subindo 46 posições de um ano para outro. Trata-se de uma importante notícia neste final de ano, provando que a cidade está fazendo sua parte na melhora do desenvolvimento sustentável local.

O Programa Município Verde Azul (PMVA) é da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, lançado em 2007. O objetivo é medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável dos municípios do Estado, estimulando e auxiliando as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégias.

Durante o evento virtual que divulgou o novo ranking, também foram concedidas 100 certificações para as cidades com superaram os 80 pontos da nota. Municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação agregando valor às transações comerciais de seus produtos, além de acesso ao sistema do programa para conferir notas e avaliações.

Araras vem subindo no ranking nos últimos 3 anos. Em 2018 tinha nota 31,2 e estava na 229ª colocação. Em 2019 subiu para 215ª, com a nota 39. Já no ranking divulgado nesta semana, a cidade é a 170ª colocada com 49,85 pontos. Das 645 cidades ranqueadas, São José do Rio Preto é a primeira colocada, com nota 96,61.

A melhora de Araras na pontuação tem relação direta com as ações do atual governo. O prefeito Junior Franco sempre deixou claro que uma de suas prioridades era fazer Araras voltar a tratar o esgoto, o que não acontecia desde 2015. “Tratar o esgoto era uma prioridade, e em pouco tempo fizemos nossa parte ao implantar um sistema de tratamento em julho deste ano”, comentou o prefeito em exercício, Carleto Denardi.

“Em 2021, com o início da operação do sistema definitivo de tratamento de esgoto, a nossa nota no programa deve melhorar ainda mais”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Cerri Junior.

Cerri relacionou outras ações que ajudaram Araras a melhorar sua nota no Ranking Ambiental, como a reestruturação técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, feita há um ano, que trouxe mais profissionais capacitados atuando no setor.

Por fim, o secretário afirmou ainda que também colaborou para a melhora do município no Programa Município Verde Azul, a destinação correta do entulho da construção civil da cidade. “Antes era descartado no lixão, mas agora há uma empresa contratada pela Prefeitura para fazer o descarte correto. Não é barato, mas é o melhor a ser feito, pensando na questão ambiental e em evitar prejuízos futuros”, disse.

No Programa Município Verde Azul as cidades são avaliadas em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Araras no ranking do Programa Município Verde Azul

Ano            Nota                     Posição

2017            9,88                      414

2018            31,2 pontos           229

2019            39 pontos              215

2020            49,85 pontos         170

Depois de 6 anos, Araras voltou a tratar seu esgoto, prioridade do governo Junior Franco e Carleto Denardi.