Publicado em: 11/12/2020 às 17:22
Araras é uma das poucas cidades do estado com Fablab municipal
Laboratório de inovação tecnológica e fabricação digital está inaugurado e visa inserir alunos da rede pública nas profissões do futuro; Fablab tem quase 2 mil unidades no mundo, conectadas entre si para compartilhamento de informações
Prefeito em exercício, Carleto Denardi, e demais autoridades durante a inauguração do Fablab nesta sexta-feira (11).

Na presença do prefeito em exercício Carleto Denardi e do secretário municipal de educação Bruno Roza, foi inaugurado nesta sexta-feira (11), o FabLab, laboratório de inovação tecnológica e fabricação digital, que disponibiliza tecnologia de ponta para alunos da rede municipal de ensino.

O Fablab é um projeto que existe no mundo todo, são quase 2 mil unidades conectadas entre si, o que permite o intercâmbio de informações e conhecimentos. Geralmente o laboratório está instalado em escolas particulares, unidades do sistema S (Sesi, Senai e Senac) e instituições voltadas à tecnologia. Mas Araras é uma das poucas cidades do estado de São Paulo a ter um Fablab municipal.

“Olhando para tudo isso a gente se pergunta se estamos realmente em Araras e sim, estamos. Mais uma vez saímos na frente e isso não pode parar, tem que ser usado, melhorado, copiado. O governo do Junior Franco e a secretaria de educação estão de parabéns, porque inovaram e eu sempre digo que um gestor público que investe em educação é perpetuado, porque conhecimento adquirido, ninguém tira”, disse carleto Denardi em seu discurso.

Embora ainda não haja uma data definida para o retorno das aulas por conta da pandemia do novo coronavírus, o Fablab está pronto para funcionar assim que isso acontecer. Setenta professores da rede municipal, interessados em participar do projeto, já foram selecionados e a partir de agora serão capacitados.

“Nas próximas semanas o Fablab continuará recebendo equipamentos, mas já está pronto para a formação de professores que acontecerá no início do ano letivo. O espaço e os equipamentos instalados aqui, sem capital humano, não farão diferença, a real diferença será feita através do engajamento, da vontade de aprender e fazer dos nossos professores”, afirmou Bruno Roza.

Também haverá uma extensão do Fablab dentro das 48 unidades escolares municipais. Nelas já estão sendo instalados equipamentos como os existentes no laboratório e nas próprias escolas acontecerão o primeiro contato dos alunos com a tecnologia disponível. “Temos a tarefa de inserir os alunos da escola pública nas profissões do futuro, que exigem desses jovens o pensamento crítico, criativo, resolutivo e protagonista de soluções”, completou o secretário de educação.

Como funciona o Fablab

Conhecido como um espaço de fabricação digital, o laboratório permite a elaboração de projetos da área de robótica e tem ferramentas controladas por computadores, como cortadoras a laser e impressoras 3D, que facilitam a fabricação de peças e objetos, estimulando a inovação por meio de prototipagem em um ambiente totalmente colaborativo.

O FabLab vai trabalhar especialmente com alunos da rede municipal de ensino, principalmente aqueles do ciclo 2 do fundamental, estudantes do 5° ao 9° ano.  Demais munícipes também poderão usufruir das instalações no Open Day, dias em que o espaço estará aberto para alunos de outras escolas e de universidades, além de profissionais de diversas áreas, para a realização de projetos particulares. Essa utilização obedecerá à tabela de preços públicos e esses recursos do Open Day serão convertidos em novos materiais para o próprio FabLab.

O FabLab de Araras também vai disponibilizar espaços para coworking e, para isso, está em andamento um projeto em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

FabLab visa inserir alunos da rede municipal de ensino nas profissões do futuro, através do conhecimento tecnológico colaborativo.