Publicado em: 30/11/2020 às 18:06
Prefeitura de Araras alerta sobre o golpe do vale gás natalino
Mais uma vez, criminosos virtuais usam falso benefício para tirar informações e dinheiro das vítimas; Prefeitura alerta que não existe o programa na cidade

Circula pelas redes sociais mais um golpe virtual. Desta vez, os criminosos prometem em nome de diversas prefeituras o pagamento de um benefício chamado “vale gás natalino”. O programa falso diz garantir o pagamento de duas parcelas de R$90, para ajudar na compra do gás de cozinha no mês do natal.

A promessa é que o valor será pago às famílias cadastradas e o link para a inscrição geralmente chega por SMS ou mensagem de whatsapp. Ele encaminha a pessoa interessada a preencher um formulário e é partir deste momento que o golpe acontece, quando os criminosos ficam em poder dos dados pessoais fornecidos.

Em alguns casos, os criminosos pedem para que o link de inscrição no programa seja compartilhado em grupos de conversas nas redes sociais e com isso passam a ter acesso aos dados dos envolvidos, como contas bancárias e senhas, utilizando os mesmos para furtar valores das vítimas.

Assim como já fizeram diversas prefeituras do país, diante de mais uma tentativa de golpe, a Prefeitura de Araras alerta que não existe o programa chamado “vale gás natalino” na cidade e que a promessa de pagamento é falsa. A administração municipal reitera mais uma vez para que se redobre a atenção nesse período de festas de final de ano, para que os munícipes não caiam em golpes virtuais, e reforça a importância de cuidar dos dados pessoais, não fornecendo qualquer documento em grupos de internet, mensagens ou e-mails, nem mesmo em sites que não sejam seguros.

Informações sobre programas sociais que abrangem a cidade de Araras são exclusivamente publicados pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura como o site (www.araras.sp.gov.br), o facebook (www.facebook.com/PrefeituraAraras) e o perfil do instagram (@prefeituraararasoficial). Mais informações pelo telefone 156.