Publicado em: 26/06/2020 às 14:54
TCA adequa horários de ônibus para atender novas medidas de combate à covid-19
Linhas da região leste permanecem sem alteração; intervalo entre os carros são menores no início da manhã, fim da tarde e noite, para atender trabalhadores de empresas
Ônibus tiveram horários adaptados para otimizar transporte coletivo e atender passageiros que necessitam do serviço para ir trabalhar ou voltar para casa

O TCA (Serviço Municipal de Transporte Coletivo de Araras) fez adequações no horário de algumas linhas de ônibus para atender às novas medidas adotadas em Araras para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da covid-19.

Somente nesta semana, entre domingo (21) e quinta-feira (25), 141 novos casos da doença foram registrados no município – entre eles, quatro óbitos confirmados. Diante desse aumento, a Prefeitura fez um novo decreto municipal proibindo o funcionamento de estabelecimentos considerados não essenciais (lojas, estacionamentos de veículos, etc.) a partir deste sábado (27) e restringindo o horário dos considerados essenciais (supermercados, postos de combustíveis, óticas, etc).

As medidas são válidas até o dia 12 de julho, quando podem ser revogadas ou prorrogadas, de acordo com o número de casos de covid no município. O objetivo é evitar a circulação desnecessária de pessoas e, com isso, reduzir a disseminação do vírus na cidade.

Por esse motivo, o TCA também fez adequações para otimizar a circulação dos ônibus, visando atender trabalhadores e demais passageiros que dependem do transporte coletivo.

“Diante dessas mudanças, tivemos também que fazer adequações em algumas linhas e horários para que os ônibus não fiquem circulando desnecessariamente neste período e também não deixem de atender quem precisa do transporte coletivo para trabalhar ou para voltar pra casa. Ninguém vai ficar sem transporte”, explicou o presidente da autarquia Rogério Degaspari.

Linhas que atendem à região leste não foram alteradas e permanecem com os mesmos intervalos entre um carro e outro ao longo do dia. As mudanças aconteceram nas linhas do Jardim Fátima, Jardim Cândida, Jardim Alvorada, Parque das Árvores, Residencial Prefeito Milton Severino, Jardim Bela Vista, Jardim São João, Jardim Sobradinho, Jardim Ouro Verde e Narciso Gomes, além de Distrito Industrial 5 e Cascata.

Higienização reforçada

Desde o início da pandemia, o TCA adotou diversas medidas para o combate ao novo coronavírus durante os itinerários municipais. Além de reforçar a limpeza interna dos carros e disponibilizar álcool em gel, a autarquia instalou dispositivos de desinfecção nos ônibus, que é acionado pelo motorista na entrada dos passageiros. O uso de máscara é obrigatório aos funcionários e usuários do transporte coletivo e o TCA disponibiliza o protetor facial no Terminal Urbano a pessoas que não o possuem.

Mais informações sobre horários e itinerários de ônibus podem ser obtidas pelo telefone 3542-5344.

Confira as alterações realizadas pelo TCA a partir deste sábado (27):

- Linhas: Jardim Fátima, Jardim Cândida, Jardim Alvorada, Parque das Árvores, Residencial Prefeito Milton Severino, Jardim Bela Vista, Jardim São João, Jardim Sobradinho, Jardim Ouro Verde e Narciso Gomes

Os ônibus sairão dos bairros às 5h

Horários de saída do Terminal Urbano:

De segunda a sábado: 5h40, 6h30, 7h30, 8h30, 9h30, 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h40, 20h, 21h20, 22h30 e 23h30

Aos domingos: 5h40, 6h40, 8h, 9h20, 10h40, 12h, 13h20, 14h40, 16h, 17h20, 18h40, 20h, 21h20, 22h30 e 23h30.

- Linha Distrito Industrial 5:

Horários de saída do Terminal Urbano: 5h30, 6h30, 15h30 e 17h30 (todos os dias)

- Linha Cascata:

Horários de saída do Terminal Urbano:

De segunda a sexta-feira: 7h30 e 17h30

Sábados: 7h30 e 14h30