Publicado em: 15/06/2020 às 16:04
Projeto de Trânsito da Prefeitura na Avenida Padre Alarico não prevê retirada da árvore Ficus
Polêmica sobre uma árvore grande foi desnecessária, pois em nenhum momento a Prefeitura informou quais árvores seriam retiradas
 Avenida Padre Alarico 100620 - Avenida Padre Alarico Zacharias passa por obras de adequação viária
(Vídeo com Paulo Bertolini,secretário de Planejamento, Gestão e Mobilidade)

A Prefeitura de Araras deu início na semana passada, na Avenida Padre Alarico Zacharias, a uma importante obra de melhorias no trânsito, benéfica aos motoristas e também aos comerciantes e moradores da região.

Entretanto, uma polêmica desnecessária surgiu nas redes sociais nos últimos dias, por conta de uma árvore Ficus, uma das maiores de toda a extensão da avenida, que fica no cruzamento com a Rua Alagoas, no Parque Industrial. O questionamento era para que a árvore não fosse cortada, porém, em nenhum momento a Prefeitura informou que tal árvore seria retirada.

A Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, responsável pelas obras, se pronunciou nesta segunda-feira (15) e garantiu que essa Ficus não será retirada. Apenas algumas pequenas árvores terão que ser extraídas na extensão da avenida, em virtude das intervenções previstas, principalmente para a construção de quatro novas rotatórias. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura fará a compensação ambiental, plantando em outras localidades 15 vezes o número de árvores retiradas desta avenida.

Segundo o secretário de Planejamento, Paulo Bertolini, este projeto tem a fiscalização do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), pois as intervenções fazem parte do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. No caso específico destas obras na Avenida Padre Alarico, o projeto exige o fechamento de acessos para evitar acidentes, permitindo apenas em situações com a instalação de faixas de acomodação no canteiro central para os veículos, servindo como desaceleração que permite o acesso com segurança.

Porém, após avaliar a quantidade de árvores que seriam retiradas para fazer as faixas de acomodação, concluiu-se que o acesso para a Rua Alagoas será fechado, evitando uma retirada grande de árvores, inclusive essa Ficus específica. A Secretaria de Planejamento finalizou o projeto desta forma, concluindo que a conversão ao Parque Industrial será pela Rua Rio Grande do Norte, onde será instalada uma faixa de desaceleração maior.

“As obras estão em andamento e será avaliada a necessidade ou não de retirar árvores, conforme seguir o cronograma dos serviços nos determinados setores da via. A prioridade é fazer a mínima intervenção possível em qualquer vegetação no local. O ponto mais importante é a necessidade momentânea desta obra, pois vai melhorar muito para motoristas e pedestres. Esse projeto é de 2017 e já foi discutido no Orçamento Participativo. São solicitações antigas da própria comunidade”, comentou o secretário.

As obras preveem quatro novas rotatórias, instalação de várias lombofaixas, lombadas, faixas de pedestres, rampas de acessibilidade ao longo de todo trecho da avenida, priorizando a travessia de pedestres. As quatro rotatórias da Avenida Alarico serão nos seguintes locais: 1) cruzamento com a Rua Rodrigues Alves (Restaurante Paladar); 2) cruzamento com a Av. Renata Crespi Prado (Casa de Bombas do Saema); 3) cruzamento com a Av Governador Garcez (Igreja Bom Jesus); e 4) cruzamento com a Rua Henrique Dias. Serão construídas lombofaixas nesses quatro pontos de rotatórias, além de outra lombofaixa em frente à Clínica Antonio Luiz Sayão.

Além das intervenções citadas, o contrato também prevê a execução de obras de microdrenagem na rotatória próxima a Rua Rodrigues Alves (Restaurante Paladar), para resolver outro problema antigo de inundações próximo à Galeria Happy Day.

AÇÕES NA AVENIDA PADRE ALARICO ZACHARIAS

Rotatória 1

Cruzamento com a Rua Rodrigues Alves (Restaurante Paladar)

Instalação de Lombadas