Publicado em: 30/04/2020 às 13:47
Caixa Federal autoriza e Prefeitura fará a canalização de trecho do Ribeirão das Araras
Verba federal a fundo perdido, no valor de R$ 8,9 milhões, será utilizada para canalizar trecho do ribeirão e fazer ampla rotatória em frente à Delegacia
Secom

O projeto prevê a construção de duas novas pontes em frente à Delegacia de Polícia (no local de onde tem apenas uma), formando uma ampla rotatória no cruzamento com a Avenida Fábio da Silva Prado para também melhorar o fluxo de veículos no local

O prefeito Junior Franco recebeu uma excelente notícia nesta quarta-feira (29), envolvendo uma obra importante para a cidade de Araras. A Caixa Econômica Federal comunicou que o projeto elaborado pela Prefeitura de Araras para a canalização de mais um trecho do Ribeirão das Araras foi aprovado.

Na prática, a Prefeitura está autorizada a abrir uma nova licitação para canalizar um trecho do Ribeirão das Araras, utilizando uma verba de R$ 8,9 milhões a fundo perdido, como continuidade ao projeto da Macrodrenagem Urbana do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). A verba vem do governo federal e só pode ser utilizada neste projeto.

Esta nova licitação prevê a canalização de um trecho de cerca de 1000 metros do Ribeirão das Araras, na Avenida Dona Renata (proximidades da Casa Emaús até o cruzamento com a Avenida Fábio da Silva Prado), para evitar inundações no local. O projeto prevê ainda a construção de três novas pontes no mesmo trecho, sendo uma em frente à Honda Aversa (substituição da atual) e duas em frente à Delegacia de Polícia (no local de onde tem apenas uma), formando uma ampla rotatória no cruzamento com a Avenida Fábio da Silva Prado para também melhorar o fluxo de veículos no local.

O prefeito Junior Franco teve participação direta na liberação desta verba federal, pois foi sua equipe técnica que elaborou este novo projeto, utilizando uma verba que estava disponível ao Município. A Prefeitura solicitou a reprogramação do contrato da primeira etapa das obras do PAC e agora está autorizada a utilizar um saldo residual da obra inicial. No mês de dezembro de 2019 o prefeito esteve em Brasília para dar andamento ao pedido e recebeu a notícia nesta semana, de que o projeto está aprovado pela Caixa Federal e pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Paralelamente a este novo projeto, as obras de Macrodrenagem Urbana no Ribeirão das Furnas já estão terminando. A empresa Tecla construiu uma rampa de acesso para manutenção, está terminando a revegetação no trecho já canalizado e depois fará a limpeza completa do canal do ribeirão. Para terminar, a empresa fará o conserto da pavimentação ao longo do trecho onde já foi canalizado.