Publicado em: 11/12/2019 às 12:07
Equipes da Prefeitura atuam na limpeza após chuva forte de 60 mm da terça-feira
Maiores chuvas do ano durante apenas um dia haviam sido em 4 de janeiro, com 120 mm, e dia 10 de março, com 72 mm
SecomEquipe da Secretaria de Serviços Públicos durante limpeza da Avenida Dona Renata, nas margens do Ribeirão das Araras

A chuva que caiu na cidade de Araras na noite desta terça (10) foi uma das maiores do ano registradas em apenas um dia. Segundo registros do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), foram 60 mm de água, num período curto de no máximo uma hora. As maiores chuvas do ano durante apenas um dia haviam sido em 4 de janeiro, com 120 mm, e dia 10 de março, com 72 mm.

Em apenas 11 dias de dezembro deste ano, Araras já registrou 135 mm de chuva, quantidade maior durante todo o mês de dezembro dos dois últimos anos: 102 mm em dezembro de 2018 e 83,4 mm em dezembro de 2017.

A Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros foram acionados na noite de terça, mas não houve nenhuma ocorrência grave com vítimas. O problema maior foi o alagamento do Ribeirão das Araras, entre o Jardim Cândida e a Casa Emaús.

Logo no início da manhã desta quarta-feira (11), a equipe da Secretaria de Serviços Públicos já iniciou a retirada de algumas árvores que caíram e a limpeza da terra que ficou no asfalto (faixa de rolamento) da Avenida Dona Renata, no trecho de alagamento do Ribeirão das Araras. Por este motivo, a Secretaria de Serviços Públicos suspendeu hoje a retirada de entulho na cidade, pois toda sua equipe está atendendo essas solicitações de limpeza emergencial.

Não houve alagamento no Ribeirão das Furnas, onde a Prefeitura finalizou recentemente o serviço de canalização. Na reprogramação do contrato das obras do PAC com o governo federal, a Prefeitura protocolou na semana passada, no Ministério de Desenvolvimento, o projeto executivo para canalizar o trecho do Ribeirão das Araras, entre a Casa Emaús e a Delegacia de Polícia, além da construção de três novas pontes para melhorar a vazão da água. A nova canalização visa eliminar situações de inundação deste trecho do ribeirão.