Publicado em: 21/11/2019 às 17:33
Nota sobre o incêndio no Complexo  Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro)
Secom

A Prefeitura de Araras informa que equipes especializadas estão tentando conter o incêndio no Complexo  Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro) desde a última segunda-feira (18), quando o primeiro foco foi registrado no local. Integrantes do PAM (Plano de Apoio Mútuo) - que envolve Corpo de Bombeiros e profissionais do Saema, Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, além de brigadistas das usinas São João e Santa Lúcia, treinados para atuar em casos como incêndios - trabalharam durante todo o dia e conseguiram conter as chamas. À noite, no entanto, três novos focos de incêndio foram registrados próximo à estrada vicinal que passa no fundo do Aterro. As equipes foram novamente acionadas e, desde então, trabalham para conter a queimada que atinge o solo do local e vem ocasionando transtornos à população, principalmente, que mora na região leste, devido à fumaça. Cerca de 20 pessoas estão envolvidas diariamente no serviço, que acontece das 7h às 19h e conta com o apoio de caminhões-pipa e tratores. Somente na terça-feira foram utilizados 150 mil litros de água de reúso para conter o fogo. A Prefeitura de Araras informa ainda que tomou medidas legais sobre o caso, comunicando a Cetesb e também registrando boletim de ocorrência, e que a Polícia Civil está investigando se o incêndio foi criminoso, provocado intencionalmente por alguém. A administração lamenta os transtornos e reforça que está empenhada em resolver o problema o quanto antes.