Publicado em: 21/11/2019 às 10:02
Saema dá continuidade na substituição de emissário de esgoto próximo ao Parque Ecológico
Obra vai evitar vazamentos ou infiltrações nos lagos do Parque Ecológico
SecomTubulação existente no local era de concreto e vinha ocasionando infiltrações e até vazamento de esgoto, em virtude de sua localização estar no meio das raízes das árvores plantadas

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) está dando continuidade às obras de substituição de 320 metros do emissário de esgoto existente na Rua Dona Maria Della Coletta, às margens do Parque Ecológico Municipal Gilberto Ruegger Ometto.

A tubulação existente no local era de concreto e vinha ocasionando infiltrações e até vazamento de esgoto, em virtude de sua localização estar no meio das raízes das árvores plantadas ao lado do lago do Parque Ecológico. O Saema está trocando o emissário de esgoto por tubos PEAD (polietileno de alta densidade), com diâmetro de 600 mm, além de fazer um desvio do mesmo.

Uma parte da nova tubulação foi instalada num trecho da própria Rua Dona Maria Della Coletta, na pista de rolamento. Entretanto, durante as obras foram encontradas muitas rochas intransponíveis debaixo do asfalto, impedindo a instalação completa da nova tubulação. A alternativa viável técnica e financeiramente foi realocar essa nova rede às margens do lago, removendo alguns eucaliptos existentes no local.

O Saema informa que a remoção desses eucaliptos foi autorizada previamente pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura, órgão ambiental competente que trata do assunto no município. Como contrapartida, o Saema se comprometeu, por meio de um TCRA (Termo de Compensação e Recuperação Ambiental), a plantar 800 novas mudas, parte no próprio Parque Ecológico e parte em outras áreas verdes da cidade.

As obras estão em fase de conclusão e vão resolver de vez um problema antigo de vazamento de esgoto na região do Parque Ecológico.