Publicado em: 13/11/2019 às 13:52
Projeto Ecobag: alunos arrecadaram mais de 6 toneladas de materiais reciclados
Iniciativa tem como principal objetivo promover a preservação e conservação do meio ambiente, além da melhoria da convivência social e comunitária; resultados foram apresentados na noite da última terça-feira (12)
Secom

Apresentação dos resultados aconteceu na Secretaria de Educação

Alunos de cinco escolas da rede municipal arrecadaram, juntos, mais de seis toneladas de materiais recicláveis que foram encaminhadas à Cooperativa Araras Limpa. A iniciativa faz parte do projeto Ecobag – Coleta Seletiva do Bem, que integra o Projeto Técnico Social de Drenagem Urbana Sustentável, realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Araras e a Caixa Econômica Federal, como parte das obras do PAC.

O balanço do projeto, que contou com a participação das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, e também do Senac de Rio Claro, foi apresentado na última terça-feira (12).

O evento, direcionado principalmente a professores e demais profissionais envolvidos na ação, aconteceu na Secretaria de Educação e contou com exposição dos trabalhos que aconteceram nas escolas da rede municipal de ensino, de maio de 2018 a novembro de 2019. Além da coleta do material reciclável, as atividades envolveram oficinas, palestras, contação de histórias e outras ações de conscientização e qualificação de professores.

O Projeto Ecobags – Coleta Seletiva do Bem teve como objetivo estimular os alunos da rede municipal de ensino para o descarte correto dos resíduos e coleta seletiva. Ele foi realizado na Emef Adriano Ademir Lombi (Jardim das Nações 2), Emef Hercílio Bertolini (José Ometto 1), Emef João Poletti (José Ometto 3), Emeief Ignácio Zurita Neto (Jardim São João), além dos polos São Francisco de Ensino Integral e São João.

Durante sua realização, os alunos arrecadaram 6.528 quilos de materiais. A finalidade da ação é contribuir com o meio ambiente por meio da coleta seletiva dentro das unidades escolares, que contam com a colaboração da equipe da Cooperativa de Reciclagem Araras Limpa, que cedeu duas Ecobags por unidade escolar participante do projeto.

“As crianças que passaram pelo projeto têm, desde então, a consciência dos impactos da geração de lixo e mudaram suas atitudes, visando um mundo mais equilibrado. Essa parceria entre Secretaria de Educação e Assistência Social é extremamente importante para o desenvolvimento dessa consciência tão importante”, explicou a secretaria de Assistência Social, Marilda Fachini.

O Projeto Técnico Social de Drenagem Urbana Sustentável tem como principal objetivo fomentar atividades de participação social e comunitária, por meio de ações e intervenções de educação socioambiental, promovendo a preservação e conservação do meio ambiente, além da melhoria da convivência social e comunitária, impactando diretamente na melhoria da qualidade de vida da população.

As atividades fazem parte do TTS (Trabalho Técnico Social), que tem como objetivo apoio social às famílias beneficiadas com empreendimentos do governo federal, através do Ministério das Cidades, uma exigência do Ministério da Cidades, financiador das obras das obras de macro e microdrenagem em nossa cidade.