Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 21/10/2019 às 14:58
Outubro Rosa: plantão na Praça Barão acontece neste sábado
Equipes da Secretaria da Saúde e da Fundação Hermínio Ometto realizarão encaminhamento de mulheres ao Centro de Saúde da Mulher, onde os exames de mama e papanicolau serão realizados

Secom

Para intensificar o atendimento às mulheres e realização dos exames de Papanicolau e de mama, o ESF Francisco Nicolla Cascelli, Centro de Saúde da Mulher, PAM Eva Costa Cruz, UBS José Fiori, PAM Antônio Carlos Fabrício e ESF Vital Pacífico Homem funcionarão em horário estendido, nos dias 22, 24 e 29, das 16h às 20h

 

Dando continuidade à programação da Campanha Outubro Rosa, equipes da Secretaria Municipal da Saúde e da Fundação Hermínio Ometto estarão sábado (26), na Praça Barão de Araras, para orientar mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama e também  encaminhá-las ao Centro de Saúde da Mulher, onde os exames de mama e papanicolau serão realizados.

Além disso, no domingo (27), acontece a Caminhada Alara, às 8h, com concentração na Casa da Cultura Emílio Silvestre Wolf. A ação tem como objetivo dar visibilidade à Campanha, assim como à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

Durante todo mês de outubro, a programação inclui ações como unidades de saúde com funcionamento em horário estendido, corrida somente para mulheres, intensificação dos exames de mama e papanicolau, além de caminhada e palestras. A mobilização visa intensificar o atendimento às mulheres, além de divulgar informações relativas à doença. De acordo com o Ministério da Saúde, essa é a segunda maior causa de morte entre o público feminino no país.

Até o dia 15 de outubro, 621 mulheres foram atendidas nas unidades da rede municipal, sendo 512 em horário normal e 109 durante o horário estendido. Além disso, 320 mamografias foram agendadas e 417 exames de papanicolau foram realizados.

“Em 11 dias úteis de Campanha, 512 atendimentos de mulheres foram realizados em postos de saúde no horário normal, das 8h às 16h, registrando praticamente 6 mulheres atendidas por hora. Já na programação em horário estendido, que aconteceu nos dias 3, 8, 10 e 15, das 16h às 20h, realizamos mais 109 atendimentos, com média de 7 mulheres atendidas por hora. Com toda certeza, o funcionamento dos postos em horário estendido têm feito muita diferença no atendimento e acolhimento das mulheres e ficamos muito felizes com isso. Esse é nosso objetivo: garantir o acesso das mulheres aos serviços de saúde, visando a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças”, explicou a enfermeira do Núcleo de Apoio e Educação e Saúde (Naes), Erika Alves de Freitas.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização destinada à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, e estimula a participação da população, empresas e entidades.

As ações são realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, envolvendo equipes das Secretarias Municipais da Saúde e de Esportes, com apoio da Alara (Associação Laço Rosa de Araras), Etec Prefeito Alberto Feres e Fundação Hermínio Ometto.

“Queremos incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, o que contribuirá para um melhor resultado no tratamento das doenças. Por isso, investimos em ações que, além de trazer informações, efetivamente aumentam a realização desses exames, oferecendo, por exemplo, horário de funcionamento estendido nos postos”, explicou Rosemeire Perinotto, coordenadora de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde.

 

Postos com funcionamento estendido

Para intensificar o atendimento às mulheres e realização dos exames de Papanicolau e de mama, o ESF Francisco Nicolla Cascelli, Centro de Saúde da Mulher, PAM Eva Costa Cruz, UBS José Fiori, PAM Antônio Carlos Fabrício e ESF Vital Pacífico Homem funcionarão em horário estendido, nos dias 22, 24 e 29, até as 20h.

“O objetivo é atender às mulheres que trabalham e não conseguem passar pelas unidades de saúde durante o horário comercial”, explicou Rosemeire.

Além disso, no dia 26, uma equipe da Fundação Hermínio Ometto realizará plantões na Praça Barão de Araras, encaminhando mulheres para realização de exames de mama e papanicolau no Centro de Saúde da Mulher. O setor funciona das 8h às 17h, na Rua dos Antúrios, s/n, Jardim Sobradinho.

 

Número de consultas e exames realizados até o dia 15 de outubro:

 

Atendimentos - Horário normal (8h às 16h) = 512

Atendimentos - Horário estendido (16h às 20h) = 109

Total de atendimentos = 621

 

Mamografias agendadas - Horário normal (8h às 16) = 271

Mamografias agendadas - Horário estendido (16h às 20h) = 49

Total de agendamentos = 320

 

 

Exames de Papanicolau realizados - Horário normal (8h às 16h) = 326

Exames de Papanicolau realizados - Horário estendido (16h às 20h) = 91

Total de exames realizados = 417

 

 

Confira a programação completa do Outubro Rosa: 

 

22, 24 e 29, até as 20h

Unidades com horário estendido

ESF Francisco Nicolla Cascelli (Rua Melânia Baraldi Maróstica, 550, Parque das Árvores), Centro de Saúde da Mulher (Rua dos Antúrios, S/N, Jardim Sobradinho), PAM Eva Costa Cruz (Rua Presidente Café Filho, 209, Narciso Gomes), UBS José Fiori (Rua Ana da Silva, s/n, Vila Madalena de Canossa), PAM Antônio Carlos Fabrício (Rua do Carpinteiro, s/n, José Ometto 1) e ESF Vital Pacífico Homem (Avenida Irineu Carrocci, 1469, José Ometto 4)

 

Dia 26, das 8h às 17h

Exames de Mama e Papanicolau, no Centro de Saúde da Mulher

 

Equipe da Secretaria da Saúde e da Fundação Hermínio Ometto estarão na Praça Barão de Araras realizando encaminhamento de mulheres para o Centro de Saúde da Mulher, onde os exames são realizados

 

Dia 27, às 8h

2ª Caminhada Alara - Concentração na Casa da Cultura Emílio Silvestre Wolf

 

Dia 31/10, às 19h, na Câmara Municipal de Araras

Encerramento da Campanha Outubro Rosa

Apresentação do Coral Alara, palestra Câncer de Mama e Colo de Útero no Município de Araras, com a enfermeira Rosemeire Perinotto (coordenadora de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde) e palestra Outubro Rosa: Resultado da Campanha em Araras, com Erika Kelly Alves de Freitas (enfermeira do Núcleo de Apoio e Educação em Saúde).

 

Secom/Prefeitura de Araras