Publicado em: 11/10/2019 às 14:06
Descarte irregular de entulho é flagrado em vários pontos da cidade; ação está sujeita à multa
Maior volume de material descartado foi encontrado nas regiões leste e sul; Prefeitura pede colaboração da população

Secom

Prefeitura pede à população que respeite o cronograma para manter a cidade limpa

A Prefeitura vem fazendo a parte dela para deixar a cidade limpa, mas a população também deve colaborar. Mesmo com o cronograma de entulho implantado pela Prefeitura de Araras, ainda é possível encontrar materiais descartados de forma incorreta em vários pontos da cidade, o que pode oferecer riscos à saúde da população, uma vez que se transformar em criadouros de vetores de doenças.

Em julho passado, a Administração Municipal elaborou um calendário em que o cidadão coloca o entulho na rua entre sexta e domingo e, a partir de segunda-feira, uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos inicia a coleta.

Mas, em vários pontos da cidade, foram encontrados móveis velhos, restos de poda de árvores, lixo doméstico, geladeira, entre outros objetos. De acordo com monitoramento da pasta, ruas da região leste e sul são as que mais se transformaram em depósito irregular.

“É triste. Quem vê de fora pensa que a Prefeitura não anda fazendo a sua parte, mas, de fato, quem não anda cumprindo o Decreto nº 6.533, de 11 de junho de 2019 (que fala sobre o recolhimento do entulho gratuito somente nos dias permitidos em cada setor e com volume de até 1m³) são algumas pessoas que vêm sujando a cidade”, comentou o secretário de Serviços Públicos, Beto Cabrini.

Quem desrespeitar as regras está sujeito à cobrança da taxa de serviço executado pela própria Prefeitura, de acordo com tabela de Preços Públicos, que sempre esteve em vigor. Nos casos em que o cidadão colocar mais de 1m³ de entulho nas ruas, tanto nos dias permitidos quanto fora deles, a Prefeitura vai recolher o material e cobrar pelo serviço. Para a retirada de mais de 1 m³ de entulho em dias permitidos, a taxa de coleta será de R$ 244,65. Se o material for descartado fora do cronograma de datas permitidas, o preço público será de R$ 339,77.

O secretário pede que a população colabore não jogue nem entulho e nem lixo em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas. “Precisamos manter a nossa Araras limpa. É preciso conscientização, principalmente, daqueles que forem fazer limpeza nos quintais e reformas, para apenas colocar o material no dia do cronograma Não podemos esquecer: limpeza pública é responsabilidade de todos”, finalizou Cabrini.

Os panfletos com o novo cronograma estão em todos os prédios públicos e também podem ser conferidos no site da Prefeitura: araras.sp.gov.br. Para acessar, clique aqui.