Publicado em: 07/10/2019 às 11:44
Prefeitura reforça limpeza de bueiros para diminuir riscos de alagamentos
Descarte irregular de lixo é um dos principais fatores que contribuem para o entupimento do dispositivo
SecomCaminhão com o hidrojateamento de alta pressão é mais eficaz em casos de sujeiras mais pesadas

A Prefeitura de Araras intensificou o serviço de limpeza nos bueiros em vários pontos da cidade já pensando no período de chuvas, uma vez que o escoamento da água nas ruas pode se tornar um problema, principalmente, com as bocas-de-lobo entupidas.

Realizado durante todo o ano, o trabalho nos últimos dias ganhou reforço de um caminhão equipado com mangueiras e reservatório de água que auxilia os funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos a retirarem os materiais acumulados nas caixas e galerias.

O caminhão com hidrojateamento de alta pressão é mais eficaz em casos que exigem intervenção mais pesada. A força da água remove a sujeira que impede o fluxo nas tubulações, preservando a integridade da superfície, removendo objetos que não seriam possíveis sem a alta pressão e vazão de água. Se acumulados em determinados lugares, como as tubulações subterrâneas, os resíduos acarretam danos e podem chegar à superfície.

Segundo o secretário Beto Cabrini, o descarte irregular de lixo é um dos principais fatores que contribuem para o entupimento. “Em dias de chuva, o lixo descartado nas ruas e avenidas vai direto para essas galerias que entopem, causando alagamentos e prejudicando os bairros. São encontrados, diariamente, blocos de construção, pedaços de tijolos, pneus, garrafas pets, sacolas plásticas e latas de refrigerante. A consequência disso tudo são valas entupidas e transtornos na cidade”, comentou ele.

A Prefeitura pede a colaboração dos ararenses para que descartem o lixo que produzem, seja orgânico, seletivo, de construção, entre outros, de forma correta e nunca em locais públicos. Para todos os tipos de materiais, a Administração Municipal disponibiliza a destinação correta.

Mais informações sobre descarte correto de lixo podem ser obtidas na Secretaria de Serviços Públicos, pelo telefone 3542-1386.