Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 26/09/2019 às 12:25
Conferência de Assistência Social define propostas e elege representantes
Oito arararenses representarão o município na etapa Estadual da Conferência, que acontece nos dias 11 e 12 de dezembro, em Piracicaba
Secom60 pessoas participaram do evento, entre usuários de assistência social, trabalhadores dos Suas e sociedade civil

 

“Assistência Social é um direito: Evolução e Desafios do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no Estado de São Paulo” foi o tema da XI Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu na última quarta-feira (25), organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social. Ao todo, 60 pessoas participaram do evento, entre usuários de assistência social, trabalhadores dos Suas e sociedade civil.

A abertura contou com a secretária de Assistência Social Marilda Gentili Fachini, a primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) Daniela Franco, a vice-presidente do Fuss Ângela Denardi e a presidente da Conferência e do Conselho Municipal de Assistência Social, Gisele Cristina Januário Santos.

 Durante a manhã, foi realizada palestra com Sandra Bull, graduada em psicologia pela Unimep Piracicaba, mestre e doutora pela PUC Campinas. Ela, que fez estágio de doutoramento na universidade de Lisboa e é docente do curso de psicologia da FHO/Uniararas, apresentou o tema geral da Conferência.

Durante à tarde, o público participou de debates em três eixos: Financiamento do Sistema Único de Assistência Social, Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios, e Participação e Controle Social no SUAS.

“As Conferências sempre ocorreram de dois em dois anos. Este ano, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, resolveu não convocar a Conferência extraordinária e realizar em 2021, conforme consta em Lei. Para que não ficássemos sem discutir e refletir sobre a política de Assistência Social, o Estado convocou a Conferência. Com isso, os munícipios realizaram seus encontros no âmbito municipal”, comentou a presidente Gisele Cristina Januário Santos.

As propostas elencadas serão encaminhadas à Conferência Estadual, que acontece nos dias 11 e 12 de dezembro, em Piracicaba/SP. Além da definição das propostas, os participantes elegeram também oito representantes para a Conferência do Estado. Sendo eles:

 

Poder público

Gisele Cristina Januário Santos

Débora de Sousa Postigo

Lucélia Regina Chinaglia

Veridiana Cintia O. M. de Figueiredo

Victor Augusto Costa

Sidnei de Pontes

Raquel Teles

 

Sociedade civil

Vitor Eduardo Martins

Secom
Secom
Secom

Secom/Prefeitura de Araras