Publicado em: 12/09/2019 às 13:54
Parque Ecológico: caixa de contenção será implantada para evitar acúmulo de sedimentos
Oito aduelas serão instaladas na ponte próxima ao córrego do Andrezinho; com o serviço, lagoa do parque não precisará mais do serviço de limpeza
SecomOito aduelas que foram retiradas na desmontagem da ponte da Avenida Dona Renata (Marginal), durante as obras de macrodrenagem, serão colocadas no local

Com a aproximação do fim dos serviços de limpeza da lagoa do Parque Ecológico e Cultural Gilberto Ruegger Ometto, a Secretaria de Serviços Públicos, responsável pela manutenção do parque, deu início à montagem dos dispositivos para decantação, que evitarão novo acúmulo de areia nos lagos.

As caixas que serão colocadas próximo à ponte do córrego do Andrezinho, na Avenida Melvin Jones, utilizam oito aduelas retiradas na desmontagem da ponte da Avenida Dona Renata (Marginal), durante as obras de macrodrenagem urbana.

O projeto das caixas de decantação prevê a construção de quatro espaços com 18m³ cada, já que as aduelas a serem reaproveitadas para a obra medem 3 m² cada uma, com um metro de profundidade, e serão sobrepostas para possibilitar a decantação dos sedimentos.

Ao lado de cada caixa está prevista uma plataforma fixa que será utilizada periodicamente para que as máquinas da Prefeitura possam limpar os dispositivos e evitar, assim, que o material mais pesado - carregado pelas águas do córrego -chegue ao lago.

Limpeza está 80% concluída

Uma equipe composta por 12 servidores da pasta – entre eles, 4 operadores de máquinas, 4 motoristas e 4 serventes - foi destinada para o serviço de limpeza do lago, que está 80% concluído. Emergenciais, os trabalhos seguem também nos fins de semana para cumprimento do cronograma pré-estabelecido. A previsão de conclusão do serviço é de 30 dias.

“O serviço tem avançado bastante e o cronograma de limpeza vem sendo respeitado. Com essas aduelas formando a caixa de contenção, resolveremos o problema de vez e o melhor a custo baixo para os cofres públicos. Tudo está sendo realizado pelas mãos dos próprios servidores públicos”, comentou o secretário de Serviços Públicos, Beto Cabrini.

Secom​​​​​​​