Publicado em: 29/07/2019 às 13:12
Prefeitura fará alteração gradual no fechamento da folha de pagamento dos servidores
Salários de julho serão pagos normalmente no dia 31 deste mês; alteração terá início gradual a partir de agosto
Secom

A Prefeitura de Araras vai iniciar no mês de agosto uma alteração gradual no fechamento da folha de pagamento dos servidores municipais. Atualmente, os salários são pagos no último dia do mês trabalhado, e a meta é que, até o final do ano de 2019, os salários dos servidores sejam depositados na conta bancária até o quinto dia útil do mês seguinte.

O salário referente a este mês de julho será pago normalmente no dia 31 do mesmo mês. Somente a partir do mês de agosto haverá a primeira alteração, ou seja, o salário referente ao trabalhado em agosto será pago no dia 2 de setembro (primeiro dia útil do mês seguinte), e assim sucessivamente, seguindo a tabela abaixo.

Um dos objetivos desta alteração é a operacionalização da folha de pagamento, que atualmente fecha entre os dias 21 e 24 de cada mês, impedindo a nomeação ou exoneração após esta data, e ainda utilizando dados do mês anterior ao do fechamento. Esta prática impede a equipe da folha de pagamento de utilizar dados atuais diretamente do sistema, tendo que digitá-los manualmente somente após o recebimento dos “espelhos-ponto” dos servidores, que normalmente chegam perto da data do fechamento.

Outro objetivo da alteração é se alinhar ao e-Social, que é um sistema de escrituração digital instituído pelo governo federal, no qual cada empregador tem a obrigação de fazer a transmissão eletrônica dos dados atualizados de seus empregados referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

O sindicato da categoria já está ciente desta programação de alteração no fechamento da folha de pagamento dos servidores. Tanto a Prefeitura quanto as autarquias estão fazendo essas alterações.

Tabela progressiva de pagamento dos servidores

Mês de referência: Agosto – Data do pagamento: 02/09/19 (1º dia útil)

Mês de referência: Setembro – Data do pagamento: 02/10/19 (2º dia útil)

Mês de referência: Outubro – Data do pagamento: 05/11/19 (3º dia útil)