Publicado em: 29/07/2019 às 12:22
Fórum de Educação Especial e Inclusiva é nesta terça
Evento organizado pela Prefeitura é destinado a educadores de Araras e região; encontro será no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo

A Prefeitura de Araras realiza o 1º Fórum de Educação Especial e Inclusiva nesta terça-feira (30), a partir das 7h30, no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e destinado a educadores de Araras e da região.

O objetivo é debater ações, estudos e projetos voltados à inclusão, além de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre profissionais da educação, visando fortalecer o compromisso público e educacional com crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como a atuação de educadores em diferentes níveis e modalidades de ensino.

O Fórum contará com palestrantes renomados na área e temas que versam, entre outros assuntos, sobre políticas públicas e também utilização de novas tecnologias no aprendizado. Haverá ainda apresentação dos alunos do CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) Ettore Zuntini.

O encontro deve envolver aproximadamente 450 pessoas, entre equipes gestoras das unidades escolares, corpo docente, bem como profissionais da área de várias cidades.

“Com o Fórum, queremos ampliar o debate e as experiências na área de educação especial e inclusão, levando novos conhecimentos aos profissionais que trabalham nas unidades escolares de Araras e da região”, acrescentou o secretário da Educação, Bruno Roza.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever, gratuitamente, junto à Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3543-8200. As vagas são limitadas.

7h30 – 8h30: CREDENCIAMENTO

7h30 – 8h30: CAFÉ

8h30 – ABERTURA

8h30- VÍDEO

9h10h: PROF. DR. EDER PIRES DE CAMARGO, Unesp

Educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces

10h-11h: PROFA. DRA. FERNANDA VILHENA MAFRA BAZON, UFSCar

Evolução das políticas públicas voltadas à Educação Especial e Educação Inclusiva

(45min de palestra com 15 min para perguntas)

11h-12h: PROFA. DRA. LUZIA MARA SILVA LIMA RODRIGUES, Vindas Educação Internacional, Assessoria, Formação e Eventos Ltda.

Inclusão, equidade e qualidade: um mesmo caminho, sem volta nem opção.

12h-13h30: ALMOÇO

13h30: APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO CAEE ETTORE ZUNTINI

14h-16h30: MESA REDONDA: NOVAS ESCUTAS, OUTROS OLHARES - EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DAS ESCOLAS E DOS ESPAÇOS DE ARTE

Profa. Ms. SAMANTHA CAMARGO DAROQUE, UFSCar

Educação de surdos: precisamos discutir!

PROFA. ESP. JULYANA MATHEUS TROYA MELLO, Unicamp

Educação de Cegos: o papel da Arte-Educação!

PROFA. DRA. GABRIELA FIORIN RIGOTTI, Unicamp (mediadora da mesa)

Novas Escutas, Outros Olhares - Educação Inclusiva no contexto das escolas e dos espaços de arte

PROFA. ESP. ARIANA REGINA DAS DORES, Unicamp

Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na sala de Atendimento Educacional Especializado para Autistas