Publicado em: 16/07/2019 às 10:50
22 novos casos de hepatite são confirmados em Araras
Número foi registrado de janeiro a abril deste ano, segundo levantamento da Secretaria de Saúde; ações de prevenção e diagnóstico serão realizadas durante este mês, instituído Julho Amarelo

Secom

Secretaria de Saúde vai disponibilizar testes rápidos para hepatites virais também nas feiras que acontecem no Ginásio de Esportes e Parque Ecológico, nos dias 30 e 31 de julho, a partir das 17h

Em quatro meses, Araras registrou 22 novos casos de hepatites virais. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Saúde e são referentes ao primeiro quadrimestre de 2019. Desse total, três casos são de Hepatite B e 19 de Hepatite C.

Com o objetivo de informar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e do tratamento das hepatites virais, a Prefeitura de Araras reforça durante este mês, instituído pela Organização Mundial da Saúde como Julho Amarelo, ações de conscientização a respeito da doença.

Para isso, além de disponibilizar testes em todas as unidades de saúde da rede municipal e no SAE/Centro de Testagem e Aconselhamento de Araras Enfermeira Adalgisa dos Santos Gonçalves, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar testes rápidos para hepatites virais nas feiras que acontecem no Ginásio de Esportes e Parque Ecológico, nos dias 30 e 31 de julho, a partir das 17h.

As hepatites B e C são doenças silenciosas causadas por vírus e podem ser transmitidas por sangue contaminado presente em objetos (agulhas, alicates, aparelhos de barbear), pelo uso de material não esterilizado na colocação de piercings ou realização de tatuagens, bem como cirurgias. Além disso, sexo desprotegido também pode transmitir a doença.

Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco das doenças evoluírem e se tornarem crônicas, causando danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, o diagnóstico precoce e tratamento são tão necessários.

Onde fazer o teste de hepatites B e C

Em todas as unidades de saúde e também no SAE/CTA Enfermeira Adalgisa dos Santos Gonçalves, localizado na Rua Francisco Paulo Russo, Centro.

Dia 30/07 – Testes rápidos serão realizados na Feira Noturna, que acontece em frente ao Ginásio de Esportes Nelson Rüegger, a partir das 17h.

Dia 31/07 - Testes rápidos serão realizados na Feira do Agricultor, que acontece no Parque Ecológico, a partir das 17h.

.