Publicado em: 28/06/2019 às 15:17
Dia D de vacinação contra a febre amarela é neste sábado
Neste dia, doses serão aplicadas apenas no Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros), das 8h às 17h; vacinação segue normal durante a semana nos demais postos com sala de vacina

Secom

Vacinação é direcionada a crianças a partir de nove meses e adultos até 59 anos

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria da Saúde, vai realizar Dia D de vacinação contra a febre amarela neste sábado (29), no Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros), das 8h às 17h.

Durante a semana, as doses, que fazem parte do calendário do Ministério da Saúde, estão disponíveis nos seis postos de saúde que contam com salas de vacinação, das 8h às 14h.

A vacina é direcionada a crianças a partir de nove meses e adultos até 59 anos. Pessoas com 60 anos ou mais precisam de autorização médica para receber a imunização.

“Nosso objetivo é realmente promover uma imunização eficiente. A doença tem maior incidência nas estações mais quentes, como primavera e verão, e queremos estar completamente protegidos”, explicou a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Tavane Alselmo Malaguesse.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes, como os mosquitos) e é encontrada em duas formas. A febre amarela urbana ocorre em regiões urbanas e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypt. Já a febre amarela silvestre aparece em regiões de matas e ambientes silvestres e é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

Situação Epidemiológica no Brasil

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, entre janeiro e maio deste ano, 82 casos de febre amarela foram confirmados no país, com 18 óbitos. Além disso, em maio, havia outros 367 casos em investigação. Do total de casos, 68 foram registrados em São Paulo, 13 no Paraná e um em Santa Catarina.

Prevenção

A forma mais eficaz de evitar a febre amarela é por meio da vacinação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a vacina é constituída de vírus atenuado, ou seja, um vírus enfraquecido para não causar doenças em pessoas saudáveis, mas que estimula o organismo a produzir a própria proteção contra o vírus.

Vacinação contra a febre amarela

Neste sábado (29), das 8h às 17h

Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h