Publicado em: 21/05/2019 às 11:06
Prefeitura recolhe mais de 240 pneus em borracharias
Materiais recolhidos foram encaminhados ao Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro); ação contou com funcionários das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Serviços Públicos e de Saúde
SecomAção aconteceu na última semana nas borracharias cadastradas de Araras

Evitar a proliferação de criadouros do Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue. Esse foi o objetivo da Prefeitura de Araras que realizou uma mobilização e recolheu 248 pneus em borracharias cadastradas no município na última quinta (16) e sexta-feira (17). Os materiais recolhidos foram encaminhados ao Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro Municipal).

A ação contou com funcionários das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Serviços Públicos e de Saúde, e integrou a Campanha Estadual “Livre-se Daquele Pneuzinho”, que visou também conscientizar a população sobre o descarte correto desses materiais para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente.

“A mobilização não é só ambiental, mas também em relação à saúde pública. Vale ressaltar que não é obrigação da Prefeitura recolher pneus e que a ação nas borracharias serviu para reforçar a conscientização também contra a dengue. A obrigação do descarte correto do material é do gerador do resíduo, que deve encaminhar os pneus ao Complexo Municipal”, comentou a diretora de divisão de Saneamento Ambiental e Educação Ecológica, Marcela Gambarotto Teixeira.

O secretário Carlos Cerri Junior lembra que a ação percorreu quase 30 locais em Araras e foi um trabalho conjunto das Secretarias Municipais. “Foi um esforço conjunto que culminou na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em Araras e também enfatizou que o descarte correto dos pneus contribui ainda com a preservação ambiental”, observou.

Descarte correto

O único local autorizado para o recebimento de pneus descartados em Araras é o Complexo Municipal de Resíduos e Rejeitos (antigo Aterro Municipal). A população pode encaminhar os objetos ao local de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h. Não há cobrança de taxa pelo serviço de recebimento.

Por mês, são recebidos cerca de 800 pneus no local. Eles são armazenados em um galpão coberto do Complexo até serem recolhidos pela empresa Policarpo, de Campinas.

A Prefeitura informa que se algum indivíduo for pego descartando pneus em vias ou locais públicos será multado em R$ 265, conforme o Código de Postura do Município, instituído na Lei nº 1.768, de 7 de agosto de 1987. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-9950.