Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 15/04/2019 às 14:30
Alunos da Etec Alberto Feres visitam Estação de Tratamento de Água
Estudantes dos cursos de Química, Açúcar e Álcool e Mecatrônica assistiram palestras sobre tratamento de água e esgoto
SecomAlunos participam de palestra no auditório “Dácio Carneiro” do Saema e visitam a Estação de Tratamento de Água

 

Na última semana, alunos do 2º ano de Química e Açúcar e Álcool, da Escola Técnica Alberto Feres (Etec), visitaram as instalações da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras). Na oportunidade, no auditório “Dácio Carneiro”, foram ministradas palestras sobre os processos do tratamento da água: coagulação e floculação, decantação, filtração, fluoretação, correção de pH e ortopolifosfato de Sódio. Além de captação, armazenamento e distribuição.

Para a professora que acompanhou a turma de Química e Açúcar e Álcool, Erika S. Fernandes, foi um momento muito importante. “Como eles tem matérias de Química Ambiental, onde estudam todo processo da água, solo e meio ambiente, esta vista técnica complementa as aulas na parte prática”, disse.

Os alunos do 2º ano de Mecatrônica, também assistiram às palestras e visitaram a ETA. Segundo a aluna Lilian Jonas, esta visita técnica é muito interessante. “Todo mundo deveria conhecer e colaborar, pois o tratamento de esgoto começa em casa”, salienta. “São palestras, onde vemos sobre a captação e tratamento de água e esgoto e a legislação.  É um trabalho de conscientização dos alunos”, falou o estudante Steves Batista.

De acordo com Sandra Dalla Costa, professora que trouxe os estudantes de Mecatrônica. “Os alunos assistem, desde o princípio, a necessidade da água no processo industrial, o conceito da água na indústria e o processo vivenciado dentro das empresas”, finaliza.

As palestras foram ministradas pelos profissionais da autarquia João Carlos dos Santos, Magda Cristina da Costa e Renata Cristina Ignácio Batista.

Outras informações sobre o Saema podem ser obtidas pelo telefone (19) 3543 - 5500.

 

Secom/Prefeitura de Araras